Análise de cockpits de ônibus a partir das demandas dos motoristas e características da tarefa
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Data
2018Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Os motoristas de ônibus apresentam problemas de saúde física e psicológica decorrentes da exposição a fatores relacionados com a organização do trabalho e com a própria configuração do ônibus, mais especificamente da cabine, onde realizam suas atividades. Os projetos das cabines dos ônibus e do seu cockpit, interface através da qual o motorista envia comandos para o ônibus, normalmente desconsideram a opinião do motorista e a relação entre produto/usuário/contexto de uso real, fundamental para ...
Os motoristas de ônibus apresentam problemas de saúde física e psicológica decorrentes da exposição a fatores relacionados com a organização do trabalho e com a própria configuração do ônibus, mais especificamente da cabine, onde realizam suas atividades. Os projetos das cabines dos ônibus e do seu cockpit, interface através da qual o motorista envia comandos para o ônibus, normalmente desconsideram a opinião do motorista e a relação entre produto/usuário/contexto de uso real, fundamental para garantir um projeto de interface adequado, segundo os conceitos de ergonomia e design. Assim, esta pesquisa tem como objetivo estudar e determinar as demandas dos motoristas de transporte rodoviário e urbano de passageiros com relação aos cockpits de ônibus, a fim de propor melhorias considerando as características da tarefa e a opinião dos motoristas com relação ao seu conforto e desempenho. Participaram do estudo duas empresas de transporte de passageiros, uma rodoviária e outra urbana. A metodologia foi estruturada em três fases. A primeira (Pré-análise) teve como objetivo conhecer os cockpits dos ônibus, entender os requisitos considerados na compra de novos veículos e evidenciar as condições do cockpit que atuam na dirigibilidade do veículo. A segunda fase (Análise) consistiu em investigar a percepção dos motoristas com relação aos cockpits dos ônibus, realizado observação in loco, filmagens, entrevistas, questionário e dinâmica do protótipo de papel Na terceira fase (Pós-análise) foi realizada a triangulação dos dados para identificar os fatores de conforto mais relevantes e a comparação dos resultados dos dois grupos de motoristas. Os resultados da dinâmica convergiram com aqueles das entrevistas e questionários evidenciando que, em geral, os motoristas tendem a manter os comandos nos locais em que se acostumaram, modificando somente o posicionamento daqueles que não atendem suas necessidades de forma satisfatória. A principal demanda dos motoristas de transporte rodoviário está vinculada ao posicionamento do comando do ar-condicionado no cockpit e às condições de conforto térmico na cabine. Os motoristas de transporte urbano de passageiros, por outro lado, desejam o reposicionamento do comando do itinerário para um local de fácil alcance e visibilidade quando em sedestação. Esses também relataram desconforto térmico relacionando com a inexistência do dispositivo da ventarola, uma vez que a maioria dos veículos da frota não dispõe de ar-condicionado. Os dois grupos de motoristas indicaram a necessidade de melhorar a visibilidade do painel de instrumentos que, por vezes, é dificultado pelo mau posicionamento do volante. Além disso, os dois grupos de motoristas consideraram o espaço interno da cabine, o ruído, bem como o conforto do banco, características a serem melhoradas. ...
Abstract
Bus drivers have physical and psychological health problems due to exposure to factors related to work organization and the configuration of the bus, specifically the cabin, where they carry out their activities. The bus cabins and their cockpit‟s designs, the interface through which the driver sends commands to the bus, usually disregard the driver's opinion and the relationship between product/ user/ context of actual use, primal to ensure a proper interface design, according to the concepts ...
Bus drivers have physical and psychological health problems due to exposure to factors related to work organization and the configuration of the bus, specifically the cabin, where they carry out their activities. The bus cabins and their cockpit‟s designs, the interface through which the driver sends commands to the bus, usually disregard the driver's opinion and the relationship between product/ user/ context of actual use, primal to ensure a proper interface design, according to the concepts of ergonomics and design. Thus, this research aims to study and determine the demands of road and urban passenger transport drivers in relation to bus cockpits, in order to propose improvements considering the characteristics of the task and the opinion of the drivers regarding their comfort and performance. The study included an urban and a road passenger transport companie. The methodology was structured in three phases. The first one (Preanalysis) had as objective to know the cockpits of the buses, to understand the requirements considered in the purchase of new vehicles and to understand the conditions of the cockpit that act in the dirigibility of the vehicle. The second phase (Analysis) was to investigate the drivers' perception regarding the cockpits of the buses through in loco observation, filming, interviews, questionnaire and paper prototype dynamics In the third phase (Post-analysis) the triangulation of the data was performed to identify the most relevant comfort factors and the results of the two groups of drivers were compared. The results of the dynamics converged with those of the interviews and questionnaires showing that, in general, drivers tend to keep the controls in the places they have become used to, modifying only the positioning of those who do not meet their needs. The main demand of road transport drivers is linked to the positioning of the air conditioning control in the cockpit and the conditions of thermal comfort in the cabin. Passenger urban transport drivers, on the other hand, want the itinerary Command relocate to a location within easy reach and visibility when in the sitting position. They also reported thermal discomfort relating to the absence of ventarola device, since most vehicle do not have air conditioning. The two groups of drivers indicated the need to improve the visibility of the instrument panel which is sometimes hampered by poor steering positioning. In addition, the two groups of drivers considered the interior space of the cabin, the noise as well as the comfort of the seat, features to be improved. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
Coleções
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