Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSgorla, Fabianept_BR
dc.contributor.authorCorrêa, Ingrid Zenattipt_BR
dc.date.accessioned2018-05-18T02:27:35Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/178512pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho propõe um debate sobre as características do gestor nas organizações e suas percepções sobre a comunicação e a cultura organizacional. De modo específico, assume o contexto das organizações caracterizadas como startups como ambiente para desenvolver o estudo. Logo, o objetivo geral consiste em identificar a percepção dos gestores sobre as suas características em startups, considerando o âmbito da comunicação e cultura organizacional. Para tanto, foi preciso identificar características do gestor em startups, identificar como os gestores se comunicam com as suas equipes e, por último, identificar como os gestores entendem e atuam na cultura organizacional. O estudo foi realizado a partir de uma pesquisa bibliográfica e com entrevistas semiestruturadas aplicadas em dezembro de 2017, realizadas com quatro gestores atuantes na startup TownSq, localizada em Porto Alegre. Constata-se que, no ambiente das startups, os gestores tendem a apresentar características como flexibilidade, capacidade de ser inspirador, motivador, dinâmico e paciente em momentos de mudança. Na visão dos informantes, a comunicação é base para o andamento da startup e para o trabalho do gestor. A cultura organizacional desenvolve um ambiente que possibilita a liberdade de opinião e a flexibilização de horários de trabalho, além de incentivar espaços de descontração.pt_BR
dc.description.abstractThe study presented here proposes a debate regarding the managers' role in organizations as well as the relationship of the manager with communication and organizational culture. Specifically, it assumes the context of the organizations characterized as startups as the environment to develop the study. Therefore, the general objective is to identify manager's perceptions about their role in startups, considering the scope of communication and organizational culture. To do so, it was necessary to identify characteristics of the manager in startups, to identify how managers communicate with their teams and, finally, to identify how managers understand and act in the organizational culture. The study was carried out from a bibliographical research and with semistructured interviews applied with four managers who act in the startup TownSq, located in Porto Alegre. It is noticed that, in the startup environment, managers tend to present characteristics such as flexibility, ability to be inspiring, motivating, dynamic and patient in times of change. In the opinion of the informants, communication is the basis for the progress of the startup and for the work of the manager. The organizational culture develops an environment that allows the freedom of opinion and the flexibility of working hours, as well as encouraging spaces for relaxation.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCultura organizacionalpt_BR
dc.subjectOrganizationen
dc.subjectTownSqen
dc.subjectComunicação organizacionalpt_BR
dc.subjectStartupen
dc.subjectManagementen
dc.subjectOrganizational Cultureen
dc.subjectCommunicationen
dc.titleO gestor em startups : análise sobre as características dos gestores da TownSq e suas percepções sobre comunicação e cultura organizacionalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001062887pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Relações Públicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples