O gestor em startups : análise sobre as características dos gestores da TownSq e suas percepções sobre comunicação e cultura organizacional
Visualizar/abrir
Data
2017Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O presente trabalho propõe um debate sobre as características do gestor nas organizações e suas percepções sobre a comunicação e a cultura organizacional. De modo específico, assume o contexto das organizações caracterizadas como startups como ambiente para desenvolver o estudo. Logo, o objetivo geral consiste em identificar a percepção dos gestores sobre as suas características em startups, considerando o âmbito da comunicação e cultura organizacional. Para tanto, foi preciso identificar carac ...
O presente trabalho propõe um debate sobre as características do gestor nas organizações e suas percepções sobre a comunicação e a cultura organizacional. De modo específico, assume o contexto das organizações caracterizadas como startups como ambiente para desenvolver o estudo. Logo, o objetivo geral consiste em identificar a percepção dos gestores sobre as suas características em startups, considerando o âmbito da comunicação e cultura organizacional. Para tanto, foi preciso identificar características do gestor em startups, identificar como os gestores se comunicam com as suas equipes e, por último, identificar como os gestores entendem e atuam na cultura organizacional. O estudo foi realizado a partir de uma pesquisa bibliográfica e com entrevistas semiestruturadas aplicadas em dezembro de 2017, realizadas com quatro gestores atuantes na startup TownSq, localizada em Porto Alegre. Constata-se que, no ambiente das startups, os gestores tendem a apresentar características como flexibilidade, capacidade de ser inspirador, motivador, dinâmico e paciente em momentos de mudança. Na visão dos informantes, a comunicação é base para o andamento da startup e para o trabalho do gestor. A cultura organizacional desenvolve um ambiente que possibilita a liberdade de opinião e a flexibilização de horários de trabalho, além de incentivar espaços de descontração. ...
Abstract
The study presented here proposes a debate regarding the managers' role in organizations as well as the relationship of the manager with communication and organizational culture. Specifically, it assumes the context of the organizations characterized as startups as the environment to develop the study. Therefore, the general objective is to identify manager's perceptions about their role in startups, considering the scope of communication and organizational culture. To do so, it was necessary t ...
The study presented here proposes a debate regarding the managers' role in organizations as well as the relationship of the manager with communication and organizational culture. Specifically, it assumes the context of the organizations characterized as startups as the environment to develop the study. Therefore, the general objective is to identify manager's perceptions about their role in startups, considering the scope of communication and organizational culture. To do so, it was necessary to identify characteristics of the manager in startups, to identify how managers communicate with their teams and, finally, to identify how managers understand and act in the organizational culture. The study was carried out from a bibliographical research and with semistructured interviews applied with four managers who act in the startup TownSq, located in Porto Alegre. It is noticed that, in the startup environment, managers tend to present characteristics such as flexibility, ability to be inspiring, motivating, dynamic and patient in times of change. In the opinion of the informants, communication is the basis for the progress of the startup and for the work of the manager. The organizational culture develops an environment that allows the freedom of opinion and the flexibility of working hours, as well as encouraging spaces for relaxation. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicas.
Coleções
-
TCC Comunicação Social (1829)
Este item está licenciado na Creative Commons License