Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorZawislak, Paulo Antoniopt_BR
dc.contributor.authorBarbosa, Roberto Rodriguespt_BR
dc.date.accessioned2018-05-17T02:26:22Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/178364pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho teve como objetivo analisar a forma de atuação das empresas de tecnologia em serviços financeiros – as fintechs – no setor bancário e financeiro brasileiro. O fenômeno das fintechs ocorre em todo mundo e as inovações trazidas por elas vêm transformando o setor bancário e financeiro. A relevância da pesquisa está na atualidade do tema e a importância que o sistema bancário e financeiro possui no sistema econômico atual. Para a realização da pesquisa foi utilizado o método qualitativo exploratório, através de coleta de dados secundários e realização de entrevistas semiestruturas, com a definição de um modelo metodológico baseado nas capacidades quanto a atuação das fintechs no mercado. Foram considerados aspectos gerais sobre as fintechs e dos profissionais entrevistados, e suas capacidades relacionados ao desenvolvimento tecnológico, operação, gestão e transacional. Foram realizadas entrevistas com um roteiro semiestruturado com 11 fintechs de diferentes segmentos e 3 empresas do ecossistema dessas empresas (uma consultoria, uma associação e uma aceleradora). A revisão de literatura apresentou os conceitos de estruturas de mercado, inovação e modelo de negócios. Foram apresentados de forma descritiva informações sobre o setor bancário e financeiro, considerando aspectos de evolução do setor, tecnologias e panorama atual das fintechs A análise e apresentação dos resultados foram realizadas conforme os aspectos referidos no modelo metodológico, considerando os dados coletados durante as entrevistas com as fintechs selecionadas, as empresas do ecossistema e os dados secundários. A análise dos dados permitiu a definição de uma fintech padrão brasileira, modelo este decorrente da análise da forma de atuação das fintechs selecionadas. A atuação das fintechs consiste na utilização de uma elevada base tecnológica, um serviço/produto financeiro altamente escalável focado na experiência do cliente, estruturas operacionais enxutas e direcionadas à área de desenvolvimento, gestão ágil, marketing digital focado em clientes millenials e definição de metas indicadores de desempenho de difícil mensuração. Além disso, a pesquisa identificou tendências do setor perante a evolução e posicionamento das fintechs, das instituições bancárias e financeiras e possíveis novos players do setor.pt_BR
dc.description.abstractThis study aimed to analyze how the new financial and technologic companies – the fintechs – operate in the brazilian banking sector. The fintech revolution is affecting the banking sector all over the world, including the brazilian sector. Nowadays, the fintechs’ debate is an mandatory subject in banking sector discussions, bringing to us an important topic for research, considering its major relevance of potential changes in the banking sector. The methodological course of this research was designed as an exploratory qualitative study. Data were collected from secondary sources and through interviews with professionals/founders/partners from 11 different fintechs and 3 companies from the fintechs’ ecosystem (a consulting company, a fintechs’ association and a startups’ accelerator) considering aspects of its services, operational, management, marketing and performance The review of the literature contemplated the concepts of market structures, innovation and business models. Further information was presented of the banking sector considering its evolution, innovations, technologies and the emergence of the fintechs in Brazil. The analysis and presentation of the results were organized according the aspects defined in the method model (services, operational, management, marketing and performance) and synthetized in a suggested model of fintech. The results showed that fintechs in Brazil emerge from professionals with banking sector experience and its business models have a high level of technology applied, high growth potential in a short period, focus in customer experience, reduced staff (focused in P&D), fast decision making, focus in the millenials customers and complex definitions of indicators to evaluate performance and define goals. Also, this study identified market tendencies of banking sector.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFintechen
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectBankingen
dc.subjectInnovationen
dc.subjectSetor bancáriopt_BR
dc.titleFintechs : a atuação das empresas de tecnologia de serviço financeiro no setor bancário e financeiro brasileiropt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001064883pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem