Mosaico analítico : a construção do sujeito leitor nas relações entre literatura e mídia no mundo infantil
Visualizar/abrir
Data
2009Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Estuda sobre as relações entre a literatura e a mídia na construção do sujeito leitor. Analisa uma experiência realizada nos anos 2006, no âmbito escolar, nos anos de 2007 e 2008 fora da escola, dando ênfase ao entrelace da teoria e prática, a partir da perspectiva teórica da psicologia do desenvolvimento de Lev Vygotsky, a perspectiva dialógica discursiva de Mikhail Bakhtin e a teoria do efeito estético de Wolfgang Iser, no viés da sociologia da leitura, a partir de Roger Chartier. Traça-se um ...
Estuda sobre as relações entre a literatura e a mídia na construção do sujeito leitor. Analisa uma experiência realizada nos anos 2006, no âmbito escolar, nos anos de 2007 e 2008 fora da escola, dando ênfase ao entrelace da teoria e prática, a partir da perspectiva teórica da psicologia do desenvolvimento de Lev Vygotsky, a perspectiva dialógica discursiva de Mikhail Bakhtin e a teoria do efeito estético de Wolfgang Iser, no viés da sociologia da leitura, a partir de Roger Chartier. Traça-se um breve histórico da leitura com Regina Zilberman, Marisa Lalojo e Ezequiel Silva. Nos recursos midiáticos agrega-se José Manuel Moran, como teórico para análise das mídias quanto ao seu espaço na sala de aula e sua efetiva relação interdisciplinar com a literatura. ...
Abstract
Studies the relationship between literature and media in the construction of the subject reader. Examines an experiment conducted in the years 2006, within school, in the years 2007 and 2008 outside the school, emphasizing the interlacing of theory and practice from the perspective of psychology of the development of Lev Vygotsky, the perspective of dialogical discursive Mikhail Bakhtin and the theory of the aesthetic effect of Wolfgang Iser, by sociology of reading from Roger Chartier. Trace i ...
Studies the relationship between literature and media in the construction of the subject reader. Examines an experiment conducted in the years 2006, within school, in the years 2007 and 2008 outside the school, emphasizing the interlacing of theory and practice from the perspective of psychology of the development of Lev Vygotsky, the perspective of dialogical discursive Mikhail Bakhtin and the theory of the aesthetic effect of Wolfgang Iser, by sociology of reading from Roger Chartier. Trace is a brief history of reading with Regina Zilberman, Marisa Lalojo and Ezequiel Silva. Media resources in households where José Manuel Moran and theoretical analysis to the media about their place in the classroom and their effective interdisciplinary relationship with literature. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Programa de Pós-Graduação em Letras.
Coleções
-
Linguística, Letras e Artes (2877)Letras (1771)
Este item está licenciado na Creative Commons License