Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSperb, Tania Marapt_BR
dc.contributor.authorTonietto, Laurenpt_BR
dc.date.accessioned2009-12-10T04:14:36Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/17823pt_BR
dc.description.abstractEsta tese investigou o desenvolvimento da convencionalidade e especificidade na aquisição de verbos. No Estudo 1, uma amostra de verbos do Português Brasileiro (PB) foi julgada por 605 universitários, em escala likert de 1 a 5 pontos, gerando escores de convencionalidade e especificidade. O Estudo 2 comparou a convencionalidade em 80 crianças divididas em 2 grupos etários (2:0-3:0 e 3:1-4:5) utilizando 2 análises: dicotômica e contínua (escala likert). Os resultados mostraram que ambas são válidas para diferenciar os grupos, embora a contínua apresente vantagens. No Estudo 3, foram analisadas 55 crianças em 2 momentos. Os resultados mostraram um desenvolvimento significativo da convencionalidade e especificidade ao longo do tempo e diferenças significativas entre gêneros: meninas foram mais convencionais e específicas do que meninos. As correlações mostraram uma interdependência entre variáveis linguísticas e cognitivas. O Estudo 4 apresentou diferenças de gênero na organização semântica dos verbos por meio de um modelo gráfico.pt
dc.description.abstractThis dissertation investigated the development of conventionality and specificity in the acquistion of verbs. In Study 1, a sample of Brazilian Portuguese (PB) verbs was judged by 605 undergraduate students, in a 1 to 5 points likert scale, generating conventionality and specificity scores. The Study 2 compared conventionality in 80 children divided in 2 age groups (2;0-3;0 and 3;1-4;5) using 2 analyses: dichotomic and continuous (likert scale). The results showed that both are valid to differentiate the groups, although the continuous presents advantages. In Study 3, we analized 55 children in 2 moments. The results showed a significant development of conventionality and specificity through time and significant differences between genders: girls were more conventional and specific than boys. The correlations showed an interdependence between linguistic and cognitive variables. The Study 4 showed gender differences in verbs semantic organization throuth a graphic model.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCrianças em idade pré-escolarpt_BR
dc.subjectConventionalityen
dc.subjectVocabuláriopt_BR
dc.subjectSpecificityen
dc.subjectVerbs lexiconen
dc.subjectAprendizagem verbalpt_BR
dc.subjectAquisição da linguagempt_BR
dc.subjectSyntactic complexityen
dc.subjectDesenvolvimento da linguagempt_BR
dc.subjectCategorizationen
dc.titleDesenvolvimento da convencionalidade e especificidade na aquisição de verbos : relações com complexidade sintática e categorizaçãopt_BR
dc.title.alternativeDevelopment of conventionality and specificity in the acquisition of verbs: relations with syntactic complexity and categorization en
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor-coPimenta, Maria Alice de Mattospt_BR
dc.identifier.nrb000723721pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.programCurso de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples