Antônio Carlos Macedo e a participação do ouvinte no Gaúcha Hoje
Visualizar/abrir
Data
2018Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Esta monografia tem o objetivo de estudar de que a forma a participação do ouvinte é aprovei- tada no programa Gaúcha Hoje, conduzido pelo apresentador Antônio Carlos Macedo. Como ponto de partida, é abordado de que modo a emissora se desenvolveu na fase da convergência do rádio e como isso se refletiu na participação do ouvinte, apresentando um histórico do apresentador e como ele passou a incluir a participação da audiência em seus programas. O programa conduzido por Antônio Carlos Macedo foi ...
Esta monografia tem o objetivo de estudar de que a forma a participação do ouvinte é aprovei- tada no programa Gaúcha Hoje, conduzido pelo apresentador Antônio Carlos Macedo. Como ponto de partida, é abordado de que modo a emissora se desenvolveu na fase da convergência do rádio e como isso se refletiu na participação do ouvinte, apresentando um histórico do apresentador e como ele passou a incluir a participação da audiência em seus programas. O programa conduzido por Antônio Carlos Macedo foi tomado como objeto de estudo em fun- ção de seu papel no desenvolvimento da participação do ouvinte no radiojornalismo, utilizan- do as informações do público, inclusive, como notícia e sugestão de pautas para a produção de reportagens. Adota-se o referencial teórico da economia política da comunicação, de acordo com Mosco (1998), além de utilizar conceitos a respeito do meio rádio de Ferraretto (2000, 2007, 2013), da multiplicidade da oferta de Brittos (2012) e de rádio expandido de Kischi- nhevsky (2016). Como metodologia principal foi adotado o newsmaking, utilizando-se ainda de revisão bibliográfica, observação participante e entrevistas em profundidade. Através desta metodologia, pôde-se concluir que a participação dos ouvintes ocorre através de mensagens no WhatsApp e envolvimento nas publicações das redes sociais do programa, resultando em informações relevantes a outros ouvintes ou sugestões de pautas para a produção da rádio. ...
Abstract
This monograph have the objective to study how the listeners participation is used by the Gaúcha Hoje program, lead by the presenter Antônio Carlos Macedo. As starter, it's discussed how the station was developed at the convergence stage of radio and how this reflected on the listeners participation, including a presenter history and how he started to include the audi- ence participation in his program. The program lead by Antônio Carlos Macedo was taken as study object because of the its role ...
This monograph have the objective to study how the listeners participation is used by the Gaúcha Hoje program, lead by the presenter Antônio Carlos Macedo. As starter, it's discussed how the station was developed at the convergence stage of radio and how this reflected on the listeners participation, including a presenter history and how he started to include the audi- ence participation in his program. The program lead by Antônio Carlos Macedo was taken as study object because of the its role on the listeners participation development at the radiojour- nalism, using the public's information, including as a suggestion of guidelines for the produc- tion of reporting. The theoretical framework of the political economy of communication is adopted, according to Mosco (1998), also concepts about the radio of Ferraretto (2000, 2007, 2013), the multiplicity of the offer of Brittos and expanded radio from Kischinhevsky (2016). As methodology resource, it was used the newsmaking an bibliograph review, participant ob- servation and in-depth interviews. Through this methodology, it was concluded that the partic- ipation of the listeners occurs by messages in WhatsApp and involvement in publications of the social medias of the program, resulting in information relevant to other listeners or sugestions of guidelines for radio production. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo.
Coleções
-
TCC Comunicação Social (1830)
Este item está licenciado na Creative Commons License