Jornalismo humanizado e a construção de sentidos da adoção em série de reportagens do Jornal Nacional
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Data
2017Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Esta monografia propõe-se a estudar o jornalismo humanizado e a alteridade, refletindo de que forma o jornalismo em suas narrativas constrói discursivamente os sujeitos apresentados em uma grande reportagem sobre a adoção de menores, além de apontar quais sentidos vão sendo construídos e evocados paralelamente a esse discurso. Nesta pesquisa o jornalismo é entendido como construção da realidade (TRAQUINA, 2012) buscando informar o cidadão por meio do conhecimento produzido e reproduzido (MEDITS ...
Esta monografia propõe-se a estudar o jornalismo humanizado e a alteridade, refletindo de que forma o jornalismo em suas narrativas constrói discursivamente os sujeitos apresentados em uma grande reportagem sobre a adoção de menores, além de apontar quais sentidos vão sendo construídos e evocados paralelamente a esse discurso. Nesta pesquisa o jornalismo é entendido como construção da realidade (TRAQUINA, 2012) buscando informar o cidadão por meio do conhecimento produzido e reproduzido (MEDITSCH, 1997), e para cumprir a essa finalidade, o discurso jornalístico, que só existe entre os sujeitos da interlocução (BENETTI, 2008), precisa apreender o outro com responsabilidade humanizando as suas narrativas (IJUIM, 2013). Para compreender esse processo, decidi analisar cinco reportagens sobre adoção apresentado no Jornal Nacional (2017). A Análise de discurso foi a metodologia utilizada para mapear as cinco formações discursivas identificadas na série: heróis, vilã, pureza, mentor e problemáticos. A construção das matérias é baseada na narrativa dos pais adotivos, e não há um aprofundamento no processo de adoção. O jornalismo não busca entender a realidade das crianças e adolescentes, nem problematizar o porquê da Justiça procurar alternativas nem sempre rápidas como se gostaria para os menores permanecerem com os pais biológicos. Quando surgem oportunidades de enriquecer a temática, o telejornal permanece no senso comum. ...
Abstract
This paper aims to study humanized journalism and otherness, discussing how journalism constructs discursively the subjects presented in a large report about the adoption of minors besides pointing which senses are being constructed and evoked parallel to this discourse. In this research, journalism is understood as construction of reality (TRAQUINA, 2012) seeking to inform the citizen through the knowledge produced and reproduced (MEDITSCH, 1997) and, to fulfill this purpose, the journalistic ...
This paper aims to study humanized journalism and otherness, discussing how journalism constructs discursively the subjects presented in a large report about the adoption of minors besides pointing which senses are being constructed and evoked parallel to this discourse. In this research, journalism is understood as construction of reality (TRAQUINA, 2012) seeking to inform the citizen through the knowledge produced and reproduced (MEDITSCH, 1997) and, to fulfill this purpose, the journalistic discourse, that exists only among the subjects of interlocution (BENETTI, 2008) needs to understand the other with responsibility, humanizing their narratives (IJUIM, 2013). To comprehend this process, I decided to analyze five reports about adoption presented at Jornal Nacional (2017). The discourse analysis was used to map the five discursive formations identified in the series: heroes, villain, purity, mentor and problematic. The construction of the reports is based on the narrative of the adoptive parents, and there is no deepening in the adoption process. Journalism does not seek to understand the reality of children and adolescents or why the Justice finds alternatives not always fast as it would be for minors to stay with their biological parents. When opportunities arise to enrich the subject, the reports remain in common sense. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo.
Coleções
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TCC Comunicação Social (1879)
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