Três potências do falso em Kiarostami
Visualizar/abrir
Data
2017Autor
Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho pretende conceber um mapeamento de aparições do conceito Deleuzeano de potências do falso (DELEUZE, 1990) na obra cinematográfica do iraniano Abbas Kiarostami (1940-2016), e assim, a compreensão do funcionamento do conceito no objeto fílmico. Buscaremos tal articulação a partir de elementos dos filmes que apresentam as instâncias do conceito, como a descrição, a narração e a narrativa, da forma que são apresentadas no livro A imagem-tempo (1990). Para evidenciar o que o autor defi ...
Este trabalho pretende conceber um mapeamento de aparições do conceito Deleuzeano de potências do falso (DELEUZE, 1990) na obra cinematográfica do iraniano Abbas Kiarostami (1940-2016), e assim, a compreensão do funcionamento do conceito no objeto fílmico. Buscaremos tal articulação a partir de elementos dos filmes que apresentam as instâncias do conceito, como a descrição, a narração e a narrativa, da forma que são apresentadas no livro A imagem-tempo (1990). Para evidenciar o que o autor define como a personagem falsária, a fabulação, e os movimentos em falso, constitui-se como corpus, principalmente, os filmes Cópia Fiel (2010), Close-Up (1990), e Onde fica a casa do meu amigo? (1989). ...
Abstract
This research intends to conceive a mapping of the Deleuzean concept, powers of the false (DELEUZE, 1990) in the movies directed by iranian Abbas Kiarostami (1940-2016), and thus, the knowledge of how the concept works in Kiarostami’s cinema. We will seek such articulation from elements of his films that shows the instances of the concept, such as description, narration and narrative, as presented in the book Cinema 2: The time image (1990). In order to show what the author defines as the false ...
This research intends to conceive a mapping of the Deleuzean concept, powers of the false (DELEUZE, 1990) in the movies directed by iranian Abbas Kiarostami (1940-2016), and thus, the knowledge of how the concept works in Kiarostami’s cinema. We will seek such articulation from elements of his films that shows the instances of the concept, such as description, narration and narrative, as presented in the book Cinema 2: The time image (1990). In order to show what the author defines as the false character, the fable, and the false movements, the corpus is mainly the films Certified Copy (2010), Close-Up (1990), and Where is the friend’s home? (1989). ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo.
Coleções
-
TCC Comunicação Social (1830)
Este item está licenciado na Creative Commons License