Memórias de escola em colônias agrícolas judaicas no Rio Grande do Sul : narrativas orais do acervo do Instituto Cultural Marc Chagall (1904-1930)
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Data
2016Tipo
Assunto
Resumo
Esta pesquisa situa-se no campo da História da Educação, em suas interfaces com as discussões referentes à constituição de Acervos, Memória e História Oral. Elegem-se como documentos narrativas de memória portadoras de informações que nos permitem um maior entendimento das histórias do povo judeu, desde seu processo de emigração da Europa até a chegada ao Brasil, como imigrantes, em um recorte que enfatiza a educação. O estudo tem como objetivo investigar alguns aspectos acerca dos processos de ...
Esta pesquisa situa-se no campo da História da Educação, em suas interfaces com as discussões referentes à constituição de Acervos, Memória e História Oral. Elegem-se como documentos narrativas de memória portadoras de informações que nos permitem um maior entendimento das histórias do povo judeu, desde seu processo de emigração da Europa até a chegada ao Brasil, como imigrantes, em um recorte que enfatiza a educação. O estudo tem como objetivo investigar alguns aspectos acerca dos processos de escolarização dos primeiros imigrantes judeus, todos eles da etnia azhenazim que se fixaram em colônias agrícolas no RS, especialmente em Phillippson e Quatro Irmãos, entre 1904 até o final da década de 1930. Por meio das narrativas de memória de alguns sujeitos que viveram sua infância naquelas comunidades, procura-se recompor uma História acerca das primeiras escolas nesse espaço e tempo determinados. Para entender a educação dos judeus residentes nas colônias agrícolas, foi preciso romper com o paradigma moderno, que privilegia as grandes narrativas como ícones do passado, sustentado pela documentação escrita. Foi preciso valorizar o indivíduo anônimo, em um contexto amplo da história de cada vida já registrada em um Acervo de memória oral. Baseamo-nos para isso em discussões acerca da História Oral como metodologia (AMADO e FERREIRA, 2002) e nos estudos da memória como documento histórico (BOSI, 1987), (ERRANTE, 2000). As narrativas visibilizam elementos, tais como o significado da escola para o povo judeu, as dificuldades de acesso e locomoção à escola, a presença de crianças de origem não judia na escola e, sobretudo, o papel da Jewish Colonization Association, conhecida no Brasil como ICA, e seu papel determinante no apoio aos processos de escolarização do Imigrantes Judeus. ...
Abstract
This research is situated in the History of Education field, in its interfaces with discussions concerning the constitution of Archives, Memory and Oral History. As research documents, we chose narratives of memory carrying information that enable a better understanding of Jewish people stories, covering the Jewish process of emigration from Europe until the arrival to Brazil, as immigrants – our focus is on education. The study aims at investigating some aspects concerning the schooling proces ...
This research is situated in the History of Education field, in its interfaces with discussions concerning the constitution of Archives, Memory and Oral History. As research documents, we chose narratives of memory carrying information that enable a better understanding of Jewish people stories, covering the Jewish process of emigration from Europe until the arrival to Brazil, as immigrants – our focus is on education. The study aims at investigating some aspects concerning the schooling processes of the first Jewish immigrants, who were part of the azhenazim community and established residence in agricultural colonies in RS, especially in Phillippson and Quatro Irmãos, between 1904 until the end of the decade of 1930. By means of the narratives of memory of some individuals that spent their childhood in those communities, this research seeks to rebuild a history of the first schools in this location on a specific period of time. In order to understand the education of the Jews living in the agricultural colonies, it was necessary to breach with the modern paradigm, which privileges the great narratives as icons of the past, and is supported by written documentation. It was necessary to value the anonymous individual, in a broad context of the history of each life ever registered in an oral memory archive. With this purpose in mind, we rely on discussions concerning Oral History as methodology (AMADO and FERREIRA, 2002) and in the studies of memory as historical document (BOSI, 1987), (ERRANTE, 2000). The narratives give visibility to elements such as the meaning of school for the Jewish people, the difficulties of access and transportation to the school, the presence of non-Jewish children in the school and, mainly, the role of the Jewish Colonization Association, known in Brazil as ICA, and its decisive role in the support to the schooling processes of the Jewish immigrants. ...
Resumen
Esta investigación se sitúa en el campo de la Historia de la Educación, en sus interfaces con las discusiones referentes a la constitución de Acervos, Memoria e Historia Oral. Se eligen como documentos narrativas de memoria portadoras de informaciones que nos permiten una mayor comprensión de las historias del pueblo judío, desde su proceso de emigración de Europa hasta la llegada a Brasil, como inmigrantes, en un recorte que enfatiza la educación. El estudio tiene como objetivo investigar algu ...
Esta investigación se sitúa en el campo de la Historia de la Educación, en sus interfaces con las discusiones referentes a la constitución de Acervos, Memoria e Historia Oral. Se eligen como documentos narrativas de memoria portadoras de informaciones que nos permiten una mayor comprensión de las historias del pueblo judío, desde su proceso de emigración de Europa hasta la llegada a Brasil, como inmigrantes, en un recorte que enfatiza la educación. El estudio tiene como objetivo investigar algunos aspectos acerca de los procesos de escolarización de los primeros inmigrantes judíos, todos ellos de la etnia azhenazim que se establecieron en colonias agrícolas en RS, especialmente en Phillippson y Quatro Irmãos, entre 1904 hasta el final de la década de 1930. Por medio de las narrativas de memoria de algunos sujetos que vivieron su infancia en aquellas comunidades, se procura recomponer una Historia acerca de las primeras escuelas en ese espacio y tiempo determinados. Para entender la educación de los judíos residentes en las colonias agrícolas, fue preciso romper con el paradigma moderno, que privilegia las grandes narrativas como íconos del pasado, sustentado por la documentación escrita. Fue preciso valorar el individuo anónimo, en un contexto amplio de la historia de cada vida ya registrada en un Acervo de memoria oral. Nos basamos, para eso, en discusiones acerca de la Historia Oral como metodología (AMADO y FERREIRA, 2002) y en los estudios de la memoria como documento histórico (BOSI, 1987), (ERRANTE, 2000). Las narrativas visibilizan elementos tales como el significado de la escuela para el pueblo judío, las dificultades de acceso y locomoción a la escuela, la presencia de niños de origen no judaico en la escuela y, sobre todo, el papel de la Jewish Colonization Association, conocida en Brasil como ICA, y su papel determinante en el apoyo a los procesos de escolarización del Inmigrantes Judíos ...
Contido em
Cadernos de história da educação. Uberlândia, MG. Vol. 15, n. 3 (set./dez. 2016), p. 1031-1054
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