Estética antropófaga : a brasilidade (re)vista na obra de Tarsila do Amaral
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Data
2017Autor
Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este estudo propõe-se a investigar, nas obras de Tarsila do Amaral, o possível delineamento de uma expressão estética da Antropofagia. Para tanto, é retomada a trajetória artística e pessoal da artista, propondo uma contextualização que visa auxiliar o entendimento do caminho percorrido por ela na elaboração de sua linguagem pictórica, e apresentada a atualização de sua obra pelo modo como é consumida atualmente para um convite à reflexão sobre produção, conteúdo e recepção de sua mensagem. Apó ...
Este estudo propõe-se a investigar, nas obras de Tarsila do Amaral, o possível delineamento de uma expressão estética da Antropofagia. Para tanto, é retomada a trajetória artística e pessoal da artista, propondo uma contextualização que visa auxiliar o entendimento do caminho percorrido por ela na elaboração de sua linguagem pictórica, e apresentada a atualização de sua obra pelo modo como é consumida atualmente para um convite à reflexão sobre produção, conteúdo e recepção de sua mensagem. Após a observação de 30 telas distribuídas entre as três principais fases de sua produção – pau-brasil, antropofágica e social – foi selecionada para este estudo a segunda fase por representar o auge da sua maturidade artística, na qual era possível identificar as influências do cubismo e surrealismo sob novas formas. Adentrando a estas questões mais específicas, são estudadas as vanguardas europeias e o Modernismo Brasileiro a partir de Cattani (2001), Argan (1992), De Micheli (2004) e, para questões mais específicas da pintora, Zilio (1982), Salzstein (1997) e Schøllhamer (2011).São consultadas, entre outras, para a elaboração dos conceitos sobre Antropofagia as obras de Oswald de Andrade e de Raul Bopp. Foram escolhidos para integrar uma análise pictórica neste trabalho os quadros Abaporu (1928) e Antropofagia (1929), por inaugurarem um modo de representação humana na arte brasileira. Estas duas telas foram examinadas a partir de cinco elementos visuais básicos (forma, direção, tom, cor e escala) indicados por Dondis (2015). A partir deste estudo, busca-se compreender como Tarsila propõe a criação, inspirada no cubismo e no surrealismo, dessa provável estética antropofágica e quais as sugestões que esta linguagem registra dos postulados da Antropofagia. ...
Abstract
This study intends to investigate, in the works of Tarsila do Amaral, the possible delineation of an esthetic expression of Anthropophagy. In order to do so, the artistic and personal trajectory of the artist is resumed, proposing a contextualization that aims to help the understanding of the path taken by her in the elaboration of her pictorial language, and the update of her work is presented by the way it is currently consumed as an invitation to reflect on the production, content and recept ...
This study intends to investigate, in the works of Tarsila do Amaral, the possible delineation of an esthetic expression of Anthropophagy. In order to do so, the artistic and personal trajectory of the artist is resumed, proposing a contextualization that aims to help the understanding of the path taken by her in the elaboration of her pictorial language, and the update of her work is presented by the way it is currently consumed as an invitation to reflect on the production, content and reception of its message. After the observation of 30 canvas distributed among the three main phases of her production - pau-brasil, anthropophagic and social - was selected the second phase for this study because it represents the peak of her artistic maturity, in which it was possible to identify the influences of cubism and surrealism in new forms. In addition to these more specific questions, the European avant-gardes and Brazilian Modernism are studied using Cattani (2001), Argan (1992), De Micheli (2004) and, for more specific questions of the painter, Zilio (1982), Salzstein 1997) and Schøllhamer (2011). Among others, the works of Oswald de Andrade and Raul Bopp are consulted for the elaboration of the concepts on Anthropophagy. The paintings Abaporu (1928) and Antropofagia (1929) were chosen to integrate a pictorial analysis in this work, for inaugurating a way of human representation in Brazilian art. These two canvas were examined from five basic visual elements (shape, direction, tone, color and scale) indicated by Dondis (2015). From this study, it is sought to understand how Tarsila proposes the creation, inspired by cubism and surrealism, in this probable anthropophagic esthetic and what the suggestions that this language registers of the postulates of the Anthropophagy. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo.
Coleções
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TCC Comunicação Social (1830)
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