Marlos Nobre - sonata para piano sobre tema de Bartók Op. 45 : uma abordagem analítica do fenômeno intertextual
Visualizar/abrir
Data
2009Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Este trabalho apresenta uma análise da Sonata para piano sobre tema de Bartók op.45 (2003) do compositor Marlos Nobre (1939) com o objetivo de identificar os elementos apropriados do primeiro movimento do Concerto para Orquestra (1943) do compositor húngaro Béla Bartók (1881-1945) e investigar como esses elementos são inseridos e metamorfoseados na linguagem de Nobre. Foram utilizados como referenciais teóricos os autores Straus (1990) e Hyde (1996) que estudam o fenômeno da intertextualidade n ...
Este trabalho apresenta uma análise da Sonata para piano sobre tema de Bartók op.45 (2003) do compositor Marlos Nobre (1939) com o objetivo de identificar os elementos apropriados do primeiro movimento do Concerto para Orquestra (1943) do compositor húngaro Béla Bartók (1881-1945) e investigar como esses elementos são inseridos e metamorfoseados na linguagem de Nobre. Foram utilizados como referenciais teóricos os autores Straus (1990) e Hyde (1996) que estudam o fenômeno da intertextualidade na música. Este trabalho divide-se em duas etapas: a primeira consiste em uma revisão da literatura sobre a intertextualidade na música e sobre estilos e influências detectadas nos processos composicionais e a segunda, em uma análise formal, intertextual e comparativa entre a Sonata op. 45 de Nobre e o Concerto de Bartók. ...
Abstract
This dissertation, while presenting an analysis of Sonata para piano sobre tema de Bartok op. 45 (2003) composed by Marlos Nobre (1939), aims at identifying elements appropriated from the first movement of Concerto for Orchestra (1943) composed by the Hungarian Bela Bartok (1881-1945). Based on works by Straus (1990) and Hyde (1996), phenomena identified as intertextuality in music establish the main focus of this text divided into two mains sections. The first section deals with a review of th ...
This dissertation, while presenting an analysis of Sonata para piano sobre tema de Bartok op. 45 (2003) composed by Marlos Nobre (1939), aims at identifying elements appropriated from the first movement of Concerto for Orchestra (1943) composed by the Hungarian Bela Bartok (1881-1945). Based on works by Straus (1990) and Hyde (1996), phenomena identified as intertextuality in music establish the main focus of this text divided into two mains sections. The first section deals with a review of the literature geared to the study of intertextuality in music, as well as aspects of style and matters of influence within the compositional processes. The second section offers a formal, intertextual and comparative analysis of Nobre´s Sonata op. 45 in relation to Bartok´s Concerto for Orchestra. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Música.
Coleções
-
Linguística, Letras e Artes (2877)Música (414)
Este item está licenciado na Creative Commons License