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dc.contributor.authorSecco, Gisele Dalvapt_BR
dc.date.accessioned2018-04-27T02:43:14Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.issn0104-6675pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/175135pt_BR
dc.description.abstractO uso de computadores em práticas matemáticas é tema para reflexões de teor filosófico, histórico e sociológico. Amostras da miríade de questões que surgem quando a matemática incorpora definitivamente os computadores em seu domínio podem ser extraídas da análise do peculiar caso da prova do Teorema das Quatro Cores. Invariavelmente as narrativas habituais acerca da instauração da relevância filosófica deste célebre resultado matemático pautam-se pelas questões levantadas a partir do argumento da introdução da experimentação na matemática, de Thomas Tymoczko. O objetivo deste texto é apresentar uma narrativa alternativamente circunstanciada, uma espécie de exercício de microhistória, como pano de fundo para o mapeamento de algumas questões filosoficamente relevantes que ainda podem ser instigadas pelo caso do Teorema das Quatro Cores. Pretende-se sustentar que a relevância deste caso não se reduz à de servir como ilustração de uma curiosidade histórica ou sociológica da matemática ou da ciência da computação, mas pode ainda ser fonte de problemas conceituais interessantes para a filosofia da prática matemática, na interface com a filosofia da ciência da computação.pt_BR
dc.description.abstractThe use of computers in mathematical practices is a theme for philosophical, historical and sociological reflections. Samples of the myriad of questions that arise when mathematics definitively incorporates computers in its domain can be drawn from the analysis of the peculiar case of the proof of the Four Colour Theorem. Invariably the usual accounts of the philosophical relevance of this celebrated mathematical result are rooted in the questions raised from Thomas Tymoczko’s introduction to experimentation in mathematics. The purpose of this paper is to present an alternative detailed narrative, a kind of microhistory exercise, as a background for the mapping of some philosophically relevant questions that can still be instigated by the case of the Four Colour Theorem. We intend to maintain that the relevance of this case is not reduced to that of serving as an illustration of a historical or sociological curiosity in mathematics or computer science, but may still be a source of interesting conceptual problems for the philosophy of mathematical practice, in the interface with the philosophy of computer science.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofO que nos faz pensar. Rio de Janeiro. Vol. 25, n. 39 (jul./dez. 2016), p. 105-122pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTeorema das Quatro Corespt_BR
dc.subjectComputer-assisted proofsen
dc.subjectThe four-colour theoremen
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectCiência da computaçãopt_BR
dc.subjectPhilosophy of mathematical practiceen
dc.subjectGeorg Kreiselen
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectHao Wangen
dc.titleComputadores nas práticas matemáticas : um exercício de microhistóriapt_BR
dc.title.alternativeComputers in mathematical practice : an exercise of microhistoryen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001065601pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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