Avaliação dos conteúdos desenvolvidos em aulas de natação para adultos
View/ Open
Date
2017Author
Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
Com os objetivos de (i) entender se a metodologia de ensino baseada no esporte é adequada para o aprendiz adulto em natação, (ii) o ponto de vista e o entendimento de professores sobre práticas pedagógicas elaboradas para contemplar a melhor adaptação do indivíduo no meio aquático e (iii) verificar se há presença de conteúdos alternativos (palmateios, egg-beater e saltos) nas aulas e, se presentes, como são desenvolvidos, observaram-se quatro aulas de natação para adultos e entrevistaram-se cin ...
Com os objetivos de (i) entender se a metodologia de ensino baseada no esporte é adequada para o aprendiz adulto em natação, (ii) o ponto de vista e o entendimento de professores sobre práticas pedagógicas elaboradas para contemplar a melhor adaptação do indivíduo no meio aquático e (iii) verificar se há presença de conteúdos alternativos (palmateios, egg-beater e saltos) nas aulas e, se presentes, como são desenvolvidos, observaram-se quatro aulas de natação para adultos e entrevistaram-se cinco professores de natação. Não se identificou a presença de conteúdos alternativos, com exceção de palmateios em duas aulas. Os professores seguem, em sua maioria, métodos analíticos e sintéticos, sem exploração maior do potencial de exploração do corpo no meio aquático. Tais métodos não parecem contribuir para o domínio completo do meio aquático pelo adulto. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License