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dc.contributor.advisorNogueira, Isabel Portopt_BR
dc.contributor.authorSilva, Jairo Batista dapt_BR
dc.date.accessioned2018-04-12T02:34:01Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/174651pt_BR
dc.description.abstractEmbasado no processo artístico, este estudo reflete e descreve a preparação dos arranjos e de um recital de músicas de videogames como repertório de concerto. Os referenciais teóricos são discussões a respeito da música nos videogames, tecnologias de áudio referentes, discussões sobre pesquisa artística, textos sobre performance e sobre o concerto como evento. Os documentos desenvolvidos pelo autor durante o processo são partituras de arranjos autorais, cartazes e logomarcas que desenhei. Hoje em dia, as músicas de videogames não mais estão restritas aos jogos, constituem um repertorio que vem sendo interpretado por orquestras e solistas em diversos lugares do mundo. De um ruído que pretendia ilustrar o som da batida de uma bolinha no jogo Pong (1972) aos materiais sinfônicos presentes nos jogos de hoje, podemos perceber uma história de evoluções tecnológicas, demandas de mercado, práticas interpretativas e a possibilidade de uma nova janela a ser aberta no campo de estudos da música. Neste trabalho, apresento o relato sobre as diferentes etapas para a preparação de um concerto com músicas de videogame, envolvendo a escolha do repertório, preparação dos arranjos, realização dos cartazes para divulgação e as decisões interpretativas.pt_BR
dc.description.abstractBased on the artistic process, this research reflects and describes the preparation of arrangements and a recital of music from videogames as a concert repertoire. The theoretical references are discussions about music in videogames, related audio technologies, discussions about artistic research, texts about performance and about the concert as an event. The documents developed by the author during the process are scores of arrangements, posters and logos that I drew. Nowadays, video game music is no longer restricted to games, it is a repertoire that has been played by orchestras and soloists in different parts of the world. From a noise that was intended to illustrate the sound of the beating ball in the Pong (1972) game to the symphonic materials present in the games of today, we can perceive a history of technological evolutions, market demands, interpretive practices and the possibility of a new window to be open in the field of music studies. In this work, I present the report on the different stages for the preparation of a concert with video game music, involving the choice of repertoire, preparation of the arrangements, realization of posters for dissemination and interpretative decisions.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectConcerten
dc.subjectProcesso criativopt_BR
dc.subjectPianopt_BR
dc.subjectPiano solo arrangementsen
dc.subjectPesquisa artísticapt_BR
dc.subjectVideo game musicen
dc.subjectArtistic researchen
dc.subjectArranjo musicalpt_BR
dc.subjectVideogamespt_BR
dc.subjectConcerto (Música)pt_BR
dc.titleMúsica de videogames como repertório de concertopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001063667pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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