Repercussões da sociologia da educação na formação de pedagogas da UFRGS
Visualizar/abrir
Data
2017Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este trabalho de conclusão de curso surgiu a partir de uma percepção sobre uma experiência individual a respeito da inexistência da inserção dos conteúdos e temáticas da Sociologia da Educação nas práticas dos seminários de docência e estágio curricular obrigatório. O estudo tem como objetivo analisar o currículo do curso de pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com especial destaque às disciplinas da área de Sociologia da Educação, e discutir a partir das concepções d ...
Este trabalho de conclusão de curso surgiu a partir de uma percepção sobre uma experiência individual a respeito da inexistência da inserção dos conteúdos e temáticas da Sociologia da Educação nas práticas dos seminários de docência e estágio curricular obrigatório. O estudo tem como objetivo analisar o currículo do curso de pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com especial destaque às disciplinas da área de Sociologia da Educação, e discutir a partir das concepções das estudantes do curso e professores da área, a presença desses conteúdos nas práticas docentes previstas no curso. O trabalho construiu-se através de um apanhado histórico a partir de uma referencial de diretrizes e leis acerca da formação de professores. Também se abordou a construção do currículo de Pedagogia da UFGRS, com atenção especial ao currículo atual, com foco nas disciplinas de Sociologia da Educação e naquelas que envolviam prática pedagógica. A presente pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso, e a produção dos dados empíricos foi feita por meio de questionários com estudantes do curso e entrevistas com professores das disciplinas de Sociologia da Educação. As análises apontam para três categorias: a) a Sociologia da Educação nas práticas docentes do curso de Pedagogia; b) a Sociologia da Educação como uma prática docente e c) a Sociologia da Educação como conteúdo a ser trabalho com os alunos. Por meio delas, foi possível descrever diferentes concepções acerca das repercussões da Sociologia da Educação nas práticas docentes do curso de Pedagogia na UFRGS. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1400)
Este item está licenciado na Creative Commons License