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dc.contributor.advisorCorso, Luciana Vellinhopt_BR
dc.contributor.authorGrösz, Marielept_BR
dc.date.accessioned2018-04-04T02:26:16Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/174369pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo analisar ações de intervenção pedagógica em um contexto de exigência da diferenciação do ensino. A diferenciação se tornou necessidade, dentre outros fatores, diante de situações de agitação e impulsividade, em uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual situada em Porto Alegre. Nesse contexto, o estudo apresenta como foco verificar o impacto das propostas pedagógicas nessas situações, de modo a caracterizar os aspectos que envolveram processos de construção de aprendizagens significativas. Processos estes constituídos em meio à uma multiplicidade de fatores influenciadores, a partir da relação entre as características do aluno e da tarefa proposta (GOLBERT; MOOJEN, 1996). O trabalho teve como aspectos motivadores as ações pedagógicas realizadas durante o estágio obrigatório do 7º semestre do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, que exigiram uma postura docente atenta às singularidades, às características individuais e diferentes níveis e estilos cognitivos em sala de aula. São explicitadas situações de aprendizagem de um dos alunos da turma em específico, que exigiu a flexibilidade e a diferenciação constante do planejamento pedagógico devido às suas características de agitação e impulsividade. A pesquisa é organizada com base na observação realizada durante o estágio e na análise das atividades pedagógicas e dos documentos produzidos nesse período, além das atividades construídas pela professora titular da turma e uma entrevista semiestruturada realizada com ela. O estudo ampara-se em Piaget (1971) e Vygotsky (2007) como bases teóricas fundamentais para conceituar a aprendizagem, Golbert e Moojen (1996) e Benczik e Bromberg (2003) para situar a multiplicidade de fatores que a envolvem, e Ferreiro e Teberosky (1996) para conceituar o processo de aquisição do Sistema de Escrita Alfabética que permeia o caso em estudo. Ainda, de modo a consolidar a análise a respeito da adequação das características das tarefas propostas às características do aluno, utiliza-se de Rohde e Mattos et al. (2003), que explicitam possibilidades de intervenção diante da agitação e impulsividade. Nessa direção, destacam-se três eixos de análise, que possibilitaram uma ampla possibilidade de considerações a respeito da singularidade nos processos de aprendizagem. No primeiro eixo, a socialização é enfatizada como desencadeadora de situações de aprendizagem; no segundo, a experimentação aparece como forma de suscitar o interesse e a atenção do aluno; e no terceiro, o aspecto central de análise constitui-se na potencialidade da diferenciação do ensino, proposta por Perrenoud (2000a) como forma de suscitar situações de efetiva aprendizagem. Esta, se constitui como um dos principais achados do presente trabalho.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTranstorno de déficit de atençãopt_BR
dc.subjectPsicopedagogiapt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.titleMultiplicidades no aprender : as singularidades de um aluno como desencadeadoras de intervenções pedagógicas significativaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001061959pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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