Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCarvalho, Rodrigo Saballa dept_BR
dc.contributor.authorPort, Stefaniept_BR
dc.date.accessioned2018-04-04T02:26:15Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/174368pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa, a partir do campo da Pedagogia da Infância e das contribuições dos estudos sobre formação docente, tem como objetivo discutir os processos de constituição de minha professoralidade como professora estagiária de Educação Infantil. A partir dos conceitos de professoralidade, professor como conteúdo-linguagem, criança como conteúdo-linguagem e protagonismo compartilhado, evidencio episódios de minha prática docente com as crianças, os quais marcaram minha constituição profissional. Para tanto, o corpus de análise da pesquisa é constituído por um conjunto de crônicas, produzidas após o período de estágio. Através da leitura das crônicas, foram definidos quatro unidades de análise que correspondem ao que considero como eixos importantes do meu processo de constituição docente no período de estágio: 1) crianças como conteúdo-linguagem; 2) professora como conteúdo-linguagem para as crianças; 3) o protagonismo compartilhado das crianças e 4) o processo de constituição docente. Desse modo, as crônicas foram analisadas procurando evidenciar como fui tornando-me professora de crianças e os modos como professores e crianças podem tornar-se conteúdos-linguagens uns para os outros. Portanto, a partir da discussão apresentada no decorrer do trabalho, é possível afirmar que o processo de constituição da docência é atravessado pelas relações que são estabelecidas entre o professor e as crianças, a partir dos planejamentos realizados e também do aprendizado que ocorre no cotidiano do contexto de vida coletiva da Escola de Educação Infantil.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectProtagonismopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.titleEntre planejamentos, práticas e reflexões : modos de constituição da professoralidade na educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001061646pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples