Pedagogia do cotidiano : reivindicações do currículo para a formação de professores
Visualizar/abrir
Data
2017Tipo
Outro título
Pedagogy of everyday life : demands of the curriculum for teacher training
Assunto
Resumo
Com base nas contribuições da pedagogia da infância, discutem-se indicativos que possam estruturar a reflexão sobre a formação de professores para a educação infantil, tendo em vista a invenção e a operacionalização de uma pedagogia do cotidiano. Para tanto, metodologicamente, analisa-se um conjunto de relatórios de estágios curriculares, por meio dos quais se evidencia a maneira como as professoras em formação inicial consideram o cotidiano enquanto catalizador das experiências das crianças no ...
Com base nas contribuições da pedagogia da infância, discutem-se indicativos que possam estruturar a reflexão sobre a formação de professores para a educação infantil, tendo em vista a invenção e a operacionalização de uma pedagogia do cotidiano. Para tanto, metodologicamente, analisa-se um conjunto de relatórios de estágios curriculares, por meio dos quais se evidencia a maneira como as professoras em formação inicial consideram o cotidiano enquanto catalizador das experiências das crianças no que diz respeito à construção do currículo. Segundo as análises realizadas, conclui-se que a formação inicial de professores pode ser um potente modo de promover a construção de uma pedagogia do cotidiano que acolha as crianças com seus peculiares jeitos de ser, de viver e de habitar o mundo. ...
Abstract
Based on contributions in the field of early childhood pedagogy, this paper aims to discuss markers capable of structuring thoughts about the teacher training for early childhood education, in view of the creation and operationalization of an everyday life pedagogy. To do so, methodologically, a set of compulsory internship reports is analyzed, disclosing the trainee teachers’ view on the everyday life working as catalyst for children’s experiences concerning the development of a curriculum. Th ...
Based on contributions in the field of early childhood pedagogy, this paper aims to discuss markers capable of structuring thoughts about the teacher training for early childhood education, in view of the creation and operationalization of an everyday life pedagogy. To do so, methodologically, a set of compulsory internship reports is analyzed, disclosing the trainee teachers’ view on the everyday life working as catalyst for children’s experiences concerning the development of a curriculum. Thus, according to the analysis carried out, findings indicate that teacher training can be a powerful instrument to promote the development of an everyday life pedagogy that embraces all children in their particular ways of being, living and inhabiting the world. ...
Contido em
Em aberto. Vol. 30, n.100 (set./dez. 2017), p. 23-42.
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40305)Ciências Humanas (6926)
Este item está licenciado na Creative Commons License