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dc.contributor.authorLarrañaga Uriarte, Ana Margaritapt_BR
dc.contributor.authorCybis, Helena Beatriz Bettellapt_BR
dc.contributor.authorArellana, Juliánpt_BR
dc.contributor.authorRizzi, Luis Ignaciopt_BR
dc.contributor.authorStrambi, Orlandopt_BR
dc.date.accessioned2018-04-03T02:26:03Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.issn1415-7713pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/174297pt_BR
dc.description.abstractO objetivo do estudo é determinar a importância dos atributos do ambiente construído para promover bairros caminháveis usando a técnica Best-Worst Scaling. Essa técnica permite identificar separadamente o impacto dos atributos e dos níveis dos atributos considerados no estudo, algo que não é possível com outros métodos de escolha tradicionais. Outra contribuição é a aplicação dessa técnica a um experimento elaborado com desenhos eficientes e com dois jogos de perguntas, estimando modelos mais precisos e diminuindo a carga cognitiva dos entrevistados. Modelos logit multinomial foram esti-mados para as respostas best, worst e best-worst combinadas, com dados coletados em Porto Alegre. O agrupamento das respostas foi testado através do teste da razão de verossimilhança. As importâncias dos atributos decorrentes dos modelos foram calculadas. Os resultados mostram que o julgamento e escolha dos melhores e piores atributos são realizados por processos cognitivos diferentes e a utilização de respostas best ou worst depende do foco da pesquisa.pt_BR
dc.description.abstractThe purpose of this study is to determine the relative importance of the built environment attributes to promote walkable neighborhoods using best-worst scaling. This technique allows separate identification of attribute weights and at-tribute-level partworths, something not possible with other traditional experimental choice methods. Another contribution is the application of this technique to an experimental design structured using Efficient design, and with two sets of questions, estimating more accurate models and lowering the cognitive load of respondents. Multinomial logit models were estimated for the best, worst and best-worst pooled responses, collected in Porto Alegre. The response gathering was tested by the likelihood ratio test. The importance of the attributes resulting from the models was computed. The results show that judg-ment and choice for the best and worst attributes measured a different cognitive process and the use of best or worst responses depends on the focus of the research.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofTransportes. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 24, n. 2 (2016), p. 13-20pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectWalkabilityen
dc.subjectCaminhabilidadept_BR
dc.subjectBuilt environmenten
dc.subjectMobilidade urbanapt_BR
dc.subjectBairros residenciaispt_BR
dc.subjectDiscrete choice modelsen
dc.subjectBest-worsten
dc.titleEstimando a importância de características do ambiente construído para estimular bairros caminháveis usando Best-Worst Scalingpt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001062663pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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