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Adaptação e validação transcultural da medida integrada de independência decisória para adolescentes
dc.contributor.advisor | Hutz, Claudio Simon | pt_BR |
dc.contributor.author | Marrone, Daniela Bergesch D'Incao | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-03-20T02:26:39Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/173582 | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente dissertação de mestrado objetivou a adaptação transcultural para o Português Brasileiro da Medida Integrada de Independência Decisória para Adolescentes (MIIDA). Esta foi desenvolvida por pesquisadores da Bélgica, constitui-se de três subescalas que avaliam a tomada de decisão dependente e independente, com base nos preceitos da Teoria da Autodeterminação (TAD). O estudo de validação contou com uma amostra de 672 adolescentes (52,7% meninas), de 11 a 20 anos (M=15,6; DP=1,6), estudantes de escolas da rede pública de Porto Alegre (RS). Após análises a estrutura do instrumento mostrou-se consistente de acordo com a medida original, apresentando uma solução de dois fatores para as três subescalas: Quem decide, independência decisória e dependência decisória. Além disso, foram realizadas análises de correlação com a escala de Autoestima de Rosenberg (1965) e com a escala de Estilos Parentais (Teixeira, Bardagi & Gomes, 2004) com intuito de verificar a validade de construto da MIIDA. Os resultados demonstraram que a MIIDA apresenta boas propriedades psicométricas e evidências de validade e fidedignidade, sendo um instrumento útil para avaliar a independência decisória em termos de motivação para a tomada de decisão. | pt |
dc.description.abstract | This master's thesis made the cultural adaptation to Brazilian Portuguese of the Integrated Measure of Decisional Independence for Adolescents. It is based on the precepts of Self- Determination Theory and consists of three subscales that assess the dependent and independent decision-making. The validation study included a sample of 672 adolescents (52.7 % female) , 11-20 years ( M = 15.6 , SD = 1.6), attending public schools in Porto Alegre, Brazil. Factorial analyses indicated a two-factor solution for the three subscales: Who decides, independent and dependent decision-making. The results pointed out for good psychometric properties and evidence of validity and reliability, being a useful tool to evaluate the decision-making independence regarding motivation for decision-making. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Decision-making | en |
dc.subject | Adolescência | pt_BR |
dc.subject | Autonomia | pt_BR |
dc.subject | Self-determination theory | en |
dc.subject | Autodeterminacao | pt_BR |
dc.subject | Autonomy | en |
dc.subject | Psicometria | pt_BR |
dc.subject | Adolescence | en |
dc.subject | Validade dos testes | pt_BR |
dc.title | Adaptação e validação transcultural da medida integrada de independência decisória para adolescentes | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001061788 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Psicologia | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Psicologia | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
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