Corpo, fragmento e memória : uma aproximação entre ex-votos corporais e Epidermic scapes
Visualizar/abrir
Data
2018Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
A presente pesquisa visa aproximar dois objetos, muito distintos entre si, sob um mesmo eixo ou dispositivo articulador: a memória. O primeiro caso examinado é a série fotográfica Epidermic scapes, de Vera Chaves Barcellos (1938), situada dentro do campo artístico; o segundo são os ex-votos corporais, situados fora deste campo. A memória serve de articulação tanto em função da materialidade desses objetos, visto que os dois grupos se valem de matrizes, quanto por refletir sobre o objeto artísti ...
A presente pesquisa visa aproximar dois objetos, muito distintos entre si, sob um mesmo eixo ou dispositivo articulador: a memória. O primeiro caso examinado é a série fotográfica Epidermic scapes, de Vera Chaves Barcellos (1938), situada dentro do campo artístico; o segundo são os ex-votos corporais, situados fora deste campo. A memória serve de articulação tanto em função da materialidade desses objetos, visto que os dois grupos se valem de matrizes, quanto por refletir sobre o objeto artístico e o objeto religioso enquanto lugares de trânsito entre memória individual – caracterizada pelo corpo – e coletiva. Partindo de aproximações formais – o corpo, o fragmento, a matriz, a impressão, entre outras – e de trocas sociais efetuadas por esses objetos, procura-se abrir um diálogo entre universos de imagens de diferentes sentidos ontológicos, questionando como essa aproximação pode gerar uma reflexão dentro do campo artístico. ...
Abstract
The present research seeks to put in touch two very different objects under an axis or an articulating adevice: the memory.The first case is a fotographic series, called Epidermic scapes, made by Vera Chaves Barcellos (1938) and situated inside the artistic system; the second one are the body shaped ex-votos, situated outside that system. Memory serves, here, as an articulation because of the materiality of these objects, since they both are prints, and because of the fact that they promote a r ...
The present research seeks to put in touch two very different objects under an axis or an articulating adevice: the memory.The first case is a fotographic series, called Epidermic scapes, made by Vera Chaves Barcellos (1938) and situated inside the artistic system; the second one are the body shaped ex-votos, situated outside that system. Memory serves, here, as an articulation because of the materiality of these objects, since they both are prints, and because of the fact that they promote a reflexion about artistic and religious objects as places of transit between individual memory – the body caracteristic – and collective memory. Starting from a formal approach – body, fragments, print and so on – and from the social exchanges made by those objetcs, it’s possible to open a communication between two very different types of images, with different ontological senses. This puts out the question: how this approach can generate a new thought into the artistic field? ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de História da Arte: Bacharelado.
Coleções
-
TCC Artes Visuais (660)
Este item está licenciado na Creative Commons License