Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorVeras, Eduardo Ferreirapt_BR
dc.contributor.authorMoraes, Natália Lehmen dept_BR
dc.date.accessioned2018-03-20T02:26:23Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/173552pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa visa aproximar dois objetos, muito distintos entre si, sob um mesmo eixo ou dispositivo articulador: a memória. O primeiro caso examinado é a série fotográfica Epidermic scapes, de Vera Chaves Barcellos (1938), situada dentro do campo artístico; o segundo são os ex-votos corporais, situados fora deste campo. A memória serve de articulação tanto em função da materialidade desses objetos, visto que os dois grupos se valem de matrizes, quanto por refletir sobre o objeto artístico e o objeto religioso enquanto lugares de trânsito entre memória individual – caracterizada pelo corpo – e coletiva. Partindo de aproximações formais – o corpo, o fragmento, a matriz, a impressão, entre outras – e de trocas sociais efetuadas por esses objetos, procura-se abrir um diálogo entre universos de imagens de diferentes sentidos ontológicos, questionando como essa aproximação pode gerar uma reflexão dentro do campo artístico.pt_BR
dc.description.abstractThe present research seeks to put in touch two very different objects under an axis or an articulating adevice: the memory.The first case is a fotographic series, called Epidermic scapes, made by Vera Chaves Barcellos (1938) and situated inside the artistic system; the second one are the body shaped ex-votos, situated outside that system. Memory serves, here, as an articulation because of the materiality of these objects, since they both are prints, and because of the fact that they promote a reflexion about artistic and religious objects as places of transit between individual memory – the body caracteristic – and collective memory. Starting from a formal approach – body, fragments, print and so on – and from the social exchanges made by those objetcs, it’s possible to open a communication between two very different types of images, with different ontological senses. This puts out the question: how this approach can generate a new thought into the artistic field?en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBarcellos, Vera Chaves, 1938-pt_BR
dc.subjectBodyen
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectPhotographyen
dc.subjectCorpo : Artept_BR
dc.subjectMemoryen
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectArte religiosapt_BR
dc.subjectImagem : Religiao : Artes plasticaspt_BR
dc.subjectEx-votos : Fotografiapt_BR
dc.titleCorpo, fragmento e memória : uma aproximação entre ex-votos corporais e Epidermic scapespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001062015pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationHistória da Arte: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples