Corpo, fragmento e memória : uma aproximação entre ex-votos corporais e Epidermic scapes
dc.contributor.advisor | Veras, Eduardo Ferreira | pt_BR |
dc.contributor.author | Moraes, Natália Lehmen de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-03-20T02:26:23Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/173552 | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa visa aproximar dois objetos, muito distintos entre si, sob um mesmo eixo ou dispositivo articulador: a memória. O primeiro caso examinado é a série fotográfica Epidermic scapes, de Vera Chaves Barcellos (1938), situada dentro do campo artístico; o segundo são os ex-votos corporais, situados fora deste campo. A memória serve de articulação tanto em função da materialidade desses objetos, visto que os dois grupos se valem de matrizes, quanto por refletir sobre o objeto artístico e o objeto religioso enquanto lugares de trânsito entre memória individual – caracterizada pelo corpo – e coletiva. Partindo de aproximações formais – o corpo, o fragmento, a matriz, a impressão, entre outras – e de trocas sociais efetuadas por esses objetos, procura-se abrir um diálogo entre universos de imagens de diferentes sentidos ontológicos, questionando como essa aproximação pode gerar uma reflexão dentro do campo artístico. | pt_BR |
dc.description.abstract | The present research seeks to put in touch two very different objects under an axis or an articulating adevice: the memory.The first case is a fotographic series, called Epidermic scapes, made by Vera Chaves Barcellos (1938) and situated inside the artistic system; the second one are the body shaped ex-votos, situated outside that system. Memory serves, here, as an articulation because of the materiality of these objects, since they both are prints, and because of the fact that they promote a reflexion about artistic and religious objects as places of transit between individual memory – the body caracteristic – and collective memory. Starting from a formal approach – body, fragments, print and so on – and from the social exchanges made by those objetcs, it’s possible to open a communication between two very different types of images, with different ontological senses. This puts out the question: how this approach can generate a new thought into the artistic field? | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Barcellos, Vera Chaves, 1938- | pt_BR |
dc.subject | Body | en |
dc.subject | Fotografia | pt_BR |
dc.subject | Photography | en |
dc.subject | Corpo : Arte | pt_BR |
dc.subject | Memory | en |
dc.subject | Memória | pt_BR |
dc.subject | Arte religiosa | pt_BR |
dc.subject | Imagem : Religiao : Artes plasticas | pt_BR |
dc.subject | Ex-votos : Fotografia | pt_BR |
dc.title | Corpo, fragmento e memória : uma aproximação entre ex-votos corporais e Epidermic scapes | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001062015 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Artes | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2018 | pt_BR |
dc.degree.graduation | História da Arte: Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Artes Visuais (631)