Mostrar registro simples

dc.contributor.authorRoman, Cassielapt_BR
dc.contributor.authorEllwanger, Julianapt_BR
dc.contributor.authorBecker, Gabriela Curbetipt_BR
dc.contributor.authorSilveira, Anderson Donelli dapt_BR
dc.contributor.authorMachado, Carmen Lúcia Bezerrapt_BR
dc.contributor.authorManfroi, Waldomiro Carlospt_BR
dc.date.accessioned2018-03-17T02:31:30Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.issn2357-9730pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/173444pt_BR
dc.description.abstractNas últimas décadas, a formação dos profissionais de saúde tornou-se um ponto importante a ser discutido. O novo profissional desejado pelas últimas reformas curriculares dos cursos da área da saúde tem perfil humanista, crítico e reflexivo, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde. Apesar disso, a educação dos profissionais de saúde ainda é, na maioria das vezes, baseada em um modelo fragmentado do saber, desconsiderando as necessidades de atuação na prática. Neste contexto, surgem as metodologias ativas de ensino-aprendizagem (MAEA), que propõem desafios a serem superados pelos estudantes, possibilitando-lhes ocupar o lugar de sujeitos na construção do conhecimento. O objetivo deste estudo foi revisar artigos disponíveis em periódicos científicos que exemplificassem o uso de MAEA no processo de ensino nos cursos de graduação da área da saúde, com ênfase na realidade brasileira. A busca foi realizada através das bases de dados PubMed, SciELO e BVS, nas quais foram selecionados artigos científicos de relatos de experiência em português. Os resultados relatados nos artigos foram positivos em relação ao uso das MAEA no processo de ensino em saúde durante a graduação.pt_BR
dc.description.abstractIn the last decades, the training of health professionals has become an important point to be discussed. The new professional required by the latest curricular reforms in health courses has a humanist, critical and reflective profile, to work at all levels of health care. In spite of this, the education of health professionals is still mostly based on a fragmented model of knowledge, disregarding the needs of action in practice. In this context, active teaching-learning methodologies (ATLM) propose challenges to be overcome by students, enabling them to act as subjects in the construction of knowledge. The aim of this study was to select and categorize articles available in scientific journals that exemplify the use of ATLM in the teaching process in undergraduate courses in the health area, with focus on the Brazilian reality. The search was carried out through PubMed, SciELO and BVS databases, from which scientific papers presenting experience reports in Portuguese were selected. The results reported in the articles were positive regarding the use of ATLM in the health teaching process during undergraduate studies.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofClinical and biomedical research. Porto Alegre. Vol. 37, n. 4 (2017), p. 349-357pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectProblem-based learningen
dc.subjectEducação médicapt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.subjectHealth educationen
dc.subjectTeachingen
dc.subjectPessoal de saúdept_BR
dc.titleMetodologias ativas de ensino-aprendizagem no processo de ensino em saúde no Brasil : uma revisão narrativapt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001056679pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples