Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGuerra, Teresinhapt_BR
dc.contributor.authorBorges, Marcelo Gulespt_BR
dc.date.accessioned2009-09-24T04:17:52Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/17319pt_BR
dc.description.abstractAs experiências, individuais e coletivas, no lugar articulam-se formando a matriz de ancoragem para a construção dos significados da paisagem. De outro modo, representa a forma como nos relacionamos com o ambiente, expressando nossas vivências nos lugares. Neste contexto, a migração, enquanto deslocamento fisico, impõe grandes desafios de adaptação aos migrantes. Revelar os significados das paisagens possibilita compreendermos a relação destes com os lugares. Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa empírica que procurou interpretar os significados da paisagem de três famílias migrantes, do norte ao sul do estado do Rio Grande do Sul, em três gerações, a fim de compreender as relações entre seus pares e o lugar. Discute‐se o método utilizado - história de vida familiar - destacando seu percurso de construção e seus potenciais enquanto método de pesquisa. Apresenta a composição das histórias de vida famíliar, evidenciando todo o percurso migratório da família, suas nuances, tramas e sentidos atribuídos aos lugares por onde passaram. Interpreta os significados da paisagem, considerando os contextos da história de vida famliar. Os resultados evidenciam que a paisagem é polissêmica, sendo constantemente resignificada pelos migrantes. Neste processo são levados em consideração o contexto ontogenético (fase da vida), ambiental e social em que a paisagem é rememorada. Desta forma, as leituras sobre a paisagem significada mostram-se vitais às praticas interventivas ambientais e educativas.pt_BR
dc.description.abstractIndividual and group experiences at a place articulate themselves forming the ground where the landscape meanings are both built from and attached to. In other words, this ground represents the way people relate to the environment by expressing their local life experiences. In this context, displacements carried out by migration events impose a challenge for the migrants own adaptations. By acquainting the landscape meanings, one can understand the relationships of the migrants with the places where they are. In this work I attempted to interpret the landscape meanings of three generations belonging to three different migrant families, from north to south Rio Grande do Sul State, aiming to understand the relationships between the people and their place of living. This study used the "family histories" working method, which is discussed and has its potentials as a research method highlighted in this work. The study also presents the families' history composition, showing their migration routes, nuances, and the feelings assigned to the places they passed by. Finally, this work interprets the landscape meanings taking into account families' history context. Results show a multi-sense landscape which is constantly re-worked by the migrants. Ontogeny (life phases), environment, and social contexts play a role in this process. Thus, the understanding of the landscape meanings are a vital step to the educational and environmental practices.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFamily historiesen
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectMigrationen
dc.subjectMigraçãopt_BR
dc.subjectLandscapeen
dc.subjectEnvironmental educationen
dc.subjectPaisagempt_BR
dc.subjectRio Grande do Sulpt_BR
dc.title"Da floresta ao campo" : trajetórias familiares e significados da paisagem de migrantes, Rio Grande do Sul, Brasilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coTorales, Marília Andradept_BR
dc.identifier.nrb000708403pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Biociênciaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ecologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples