Mostrar registro simples

dc.contributor.authorTeles, Camila Duartept_BR
dc.contributor.authorDutra, Camila Costapt_BR
dc.contributor.authorRibeiro, Jose Luis Duartept_BR
dc.contributor.authorGuimaraes, Lia Buarque de Macedopt_BR
dc.date.accessioned2018-02-28T02:27:13Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.issn0103-6513pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/173003pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta um procedimento para auxiliar as empresas na avaliação da sustentabilidade socioambiental, aspecto que tem se mostrado essencial para a competitividade das mesmas. O procedimento desenvolvido emprega suporte analítico e gráfico para avaliação das dimensões ambiental e social das empresas, considerando tanto o desempenho interno quanto o externo. O desenvolvimento do procedimento contemplou cinco etapas: identificação dos itens de avaliação; organização dos itens em dimensões a serem analisadas; aplicação de questionário; totalização e visualização gráfica dos resultados. O questionário foi aplicado em 12 empresas. Para a visualização gráfica dos resultados, foi utilizado um gráfico radar, no qual os eixos representam as dimensões social, ambiental, interna e externa. As empresas pesquisadas revelaram melhor desempenho socioambiental externo, provavelmente em virtude da preocupação com a sua imagem. Além disso, verificou-se que empresas exportadoras possuem melhor desempenho socioambiental, fato que pode ser oriundo da maior concorrência e exigência do mercado externo.pt_BR
dc.description.abstractThis paper presents a procedure to assist companies conducting socioenvironmental sustainability evaluations, an aspect that has become essential for competitiveness. The proposed procedure applies analytical and graphical tools to evaluate companies’ social and environmental dimensions, considering internal and external performance. The development of the proposed procedure comprised five steps: identification of evaluation items, organization of items in dimensions to be analyzed, application of questionnaire, summation, and graphical visualization of results. The questionnaire was applied to 12 companies. A radar graphic was employed for results visualization, where vertical axes represent social and environmental dimensions while horizontal axes represent internal and external dimensions. Surveyed companies revealed higher social and environmental performance in the external dimension, probably due to concern with their market image. It was also observed that exporting companies presented superior social and environmental performance, fact that might be attributed to the more rigorous demand of external market.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofProdução. Porto Alegre. vol. 26, no. 2 (abr./jun. 2016), p. 417-429pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectSustainability evaluationen
dc.subjectSocial and environmental sustainabilityen
dc.subjectResponsabilidade socialpt_BR
dc.subjectGestão ambientalpt_BR
dc.subjectSocial responsibilityen
dc.subjectEnvironmental managementen
dc.subjectAvaliação ambientalpt_BR
dc.titleUma proposta para avaliação da sustentabilidade socioambiental utilizando suporte analítico e gráficopt_BR
dc.title.alternativeA proposal for social and environmental sustainability evaluation using analytical and graphical support en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001055747pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples