Educação alimentar e nutricional com universitários residentes de moradia estudantil
Visualizar/abrir
Data
2016Tipo
Outro título
Food and nutritional education to residents university student housing
Assunto
Resumo
Objetivo: Identificar e ampliar os conhecimentos sobre alimentos para contribuir na mudança de hábitos e práticas alimentares inadequadas de adultos jovens residentes de moradia estudantil. Materiais e Métodos: Estudo quase-experimental, no qual realizou-se uma intervenção educacional na área de alimentação e nutrição com 8 universitários residentes da casa do estudante. Foram realizados encontros semanais, durante três meses, na forma de diálogos e/ou atividades lúdicas e dinâmicas. Resultados ...
Objetivo: Identificar e ampliar os conhecimentos sobre alimentos para contribuir na mudança de hábitos e práticas alimentares inadequadas de adultos jovens residentes de moradia estudantil. Materiais e Métodos: Estudo quase-experimental, no qual realizou-se uma intervenção educacional na área de alimentação e nutrição com 8 universitários residentes da casa do estudante. Foram realizados encontros semanais, durante três meses, na forma de diálogos e/ou atividades lúdicas e dinâmicas. Resultados: Com os dados de um questionário sobre comportamento alimentar foi possível conhecer o comportamento alimentar dos participantes. A auto avaliação, realizada ao final da intervenção, mostrou que os mesmos incorporaram as orientações de alimentação saudável debatidas nos encontros em seu dia a dia e que se sentiam mais seguros na hora de comprar os alimentos. Pediu-se para que pontuassem de 0 a 10 alguns tópicos sobre a intervenção e a forma de condução dos encontros e obteve-se notas entre 9,4 e 10. Na dinâmica de “verdadeiro ou falso”, em que se fez afirmativas que englobavam todos os assuntos abordados nos encontros, houve uma taxa de acerto das questões de 90 a 100%. Conclusão: Os encontros instigaram os universitários a mudarem alguns aspectos inadequados de sua alimentação e permitiram uma autonomia na hora de comprar alimentos (industrializados ou in natura). ...
Abstract
Objective: To identify and expand the knowledge about food in order to contribute to changing habits and inadequate feeding practices of young adults living in student houses. Materials and Methods: Quasi-experimental study, in which an educational intervention in the area of food and nutrition with eight university students living in student houses was conducted. Weekly meetings were held for three months, in the form of dialogues and / or playful activities and dynamics. Results: By using the ...
Objective: To identify and expand the knowledge about food in order to contribute to changing habits and inadequate feeding practices of young adults living in student houses. Materials and Methods: Quasi-experimental study, in which an educational intervention in the area of food and nutrition with eight university students living in student houses was conducted. Weekly meetings were held for three months, in the form of dialogues and / or playful activities and dynamics. Results: By using the data from a questionnaire on eating behavior it was possible to know the eating habits of the participants. The self-evaluation conducted at the end of the intervention showed that they incorporated the healthy eating guidelines discussed in the meetings in their daily lives and that they felt safer when buying food. They were asked to score from 0 to 10 some issues about the intervention and the guidance of the meetings, for which grades between 9.4 and 10 were obtained. In the dynamics of “true or false”, in which statements regarding all topics covered in the meetings were performed, there was a hit rate of the questions between 90 and 100%. Conclusion: The meetings prompted the students to change some aspects of their inadequate food and allowed autonomy when buying food (industrialized or in kind). ...
Contido em
Ciência & saúde. Porto Alegre. Vol. 9, n. 1 (jan./abr. 2016), p. 15-20
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (39552)Ciências da Saúde (10602)
Este item está licenciado na Creative Commons License