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dc.contributor.authorMiná, Camila Schorrpt_BR
dc.contributor.authorZortéa, Maxcielpt_BR
dc.contributor.authorRodrigues, Jaqueline de Carvalhopt_BR
dc.contributor.authorSalles, Jerusa Fumagalli dept_BR
dc.date.accessioned2018-02-20T02:25:15Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.issn1516-3687pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/172605pt_BR
dc.description.abstractEste estudo comparou o conhecimento e a autoeficácia de memória (metamemória) medidos por meio do Questionário de Metamemória em Adultos (MIA), em adultos entre 28 e 59 anos de idade, divididos em dois grupos de escolaridade: até o Ensino Médio (n = 20) e com Ensino Superior (n = 20) completos. Também foi investigada a associação entre metamemória e nível socioeconômico (NSE) e entre frequência de hábitos de leitura (HL) e escrita (HE) na amostra total. Os resultados mostraram que adultos com Ensino Superior completo relataram maior percepção de Controle, maiores Conhecimento e uso de Estratégias de memória em comparação ao outro grupo. Adultos com mais altos NSE, HL e HE relataram conhecer mais estratégias de memória e controlar melhor suas habilidades mnemônicas. Esses indicadores socioeducacionais podem estar associados a um funcionamento metacognitivo mais adaptado. O estudo discute o papel do perfil educacional e das atividades intelectuais de adultos saudáveis economicamente ativos.pt_BR
dc.description.abstractThis study compared Memory Knowledge and Memory Self-Efficacy (Metamemory), assessed by the Metamemory in Adulthood Questionnaire (MIA), in adults aged from 28 to 59 years, allocated in two educational level groups: up to complete Secondary Education (n = 20) and complete Undergraduates (n = 20). Moreover, we have examined the association between Metamemory and socioeconomic status (SES), and frequency of reading (RH) and writing (WH) habits in the total sample. Results showed that Undergraduate adults perceived themselves with more control over memory and more memory knowledge and usage of strategies compared to the other group. In general, adults with higher SES, RH and WH reported more memory Strategies and more Control over mnemonic abilities. These educational and socioeconomic indicators may be associated with a refined cognitive functioning. We discuss the role of educational profile and intellectual activities in healthy and economically active adults.en
dc.description.abstractEste estudio comparó el Conocimiento y la Eficacia de la memoria (metamemoria), medido por el Cuestionario de Metamemoria para Adultos (MIA). Se evaluaron adultos entre 28 y 59 años, divididos en dos grupos: educación hasta la secundaria (n = 20) y educación superior completa (n = 20). También se investigó la asociación entre metamemoria y el nivel socioeconómico (NSE) y la frecuencia de los hábitos de lectura (HL) y escritura (HE) en la muestra total. Los resultados mostraron que los adultos con educación superior informaron una mayor percepción de Control, mayor Conocimiento y uso de Estrategias de memoria en comparación con el otro grupo. Los adultos con mayor NSE, HL, y HE relataron conocer más estrategias de memoria y controlar mejor sus habilidades mnemónicas. Estos indicadores sociales y educativas pueden estar asociados con un funcionamiento metacognitivo más adecuado. Este estudio analizó el papel del perfil educativo y de las actividades intelectuales de los adultos sanos económicamente activos.es
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPsicologia : teoria e prática. São Paulo. Vol. 19, n. 3 (2017), p. 242-255pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPsicologia cognitivapt_BR
dc.subjectMetacognitionen
dc.subjectAvaliacao neuropsicologicapt_BR
dc.subjectMemoryen
dc.subjectSociocultural factorsen
dc.subjectCogniçãopt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectSchoolingen
dc.subjectNeuropsychologyen
dc.subjectMetacogniçãopt_BR
dc.subjectMetacogniciónes
dc.subjectMemoriaes
dc.subjectFactores socio-culturaleses
dc.subjectEducaciónes
dc.subjectNeuropsicologíaes
dc.titleConhecimento e autoeficácia de memória em adultos : relações com indicadores socioeducacionaispt_BR
dc.title.alternativeMemory knowledge and memory self-efficacy in adults : relations with social and educational indicatorsen
dc.title.alternativeConocimiento y autoeficacia de memoria : relaciones con indicadores socioeducativoses
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001059371pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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