O que é a vida? a prática de uma licencianda em teatro durante a oficina de contação de histórias do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para idosos de Esteio-RS
Visualizar/abrir
Data
2017Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
A partir da pergunta “O que é a vida?”, foram realizadas entrevistas com idosos participantes da oficina de contação de histórias, ministrada pela licencianda em Teatro no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Esteio, Rio Grande do Sul - Brasil. As memórias da pesquisadora são entrelaçadas às dos oficinandos, na busca de compreender seu processo como educadora e a importância das experiências de vida na construção da oficina. A fundamentação teórica do trabalho foi amparada em ...
A partir da pergunta “O que é a vida?”, foram realizadas entrevistas com idosos participantes da oficina de contação de histórias, ministrada pela licencianda em Teatro no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Esteio, Rio Grande do Sul - Brasil. As memórias da pesquisadora são entrelaçadas às dos oficinandos, na busca de compreender seu processo como educadora e a importância das experiências de vida na construção da oficina. A fundamentação teórica do trabalho foi amparada em autores da Sociologia, da Educação e da Pedagogia do Teatro, tais como: Augusto Boal, Ecléa Bosi, Jean Claude Kaufmann, Jean-Pierre Ryngaert, Paulo Freire e Viola Spolin. ...
Abstract
Having the question “What is life?” as a guide, the elderly who participate in story telling workshops ministered by the undergraduate student in Theater Samanta Goelzer Dela Passe were interviewed. The workshops are part of the assistance provided to the population by the Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos of Esteio, Rio Grande do Sul - Brazil. The researcher relates her memories to the ones that are told in the interviews in order to comprehend her own development process as ...
Having the question “What is life?” as a guide, the elderly who participate in story telling workshops ministered by the undergraduate student in Theater Samanta Goelzer Dela Passe were interviewed. The workshops are part of the assistance provided to the population by the Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos of Esteio, Rio Grande do Sul - Brazil. The researcher relates her memories to the ones that are told in the interviews in order to comprehend her own development process as an educator, as well as the role and importance of life experiences in building the workshops. The theoretical background is based on authors from Sociology, Education and Theater Pedagogy, as follows: Augusto Boal, Ecléa Bosi, Jean Claude Kaufmann, Jean-Pierre Ryngaert, Paulo Freire e Viola Spolin. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Teatro: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Teatro (243)
Este item está licenciado na Creative Commons License