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dc.contributor.advisorAzevêdo, Aristonpt_BR
dc.contributor.authorLüdke, Rúbiapt_BR
dc.date.accessioned2017-12-22T02:25:10Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/171438pt_BR
dc.description.abstractA presente dissertação propõe-se a colaborar com o conhecimento da Educação Corporativa e as contribuições que a mesma pode trazer para o desenvolvimento das pessoas dentro das organizações e o alcance dos objetivos organizacionais. Através da construção da referência teórico-prática acerca da Educação Corporativa e suas dimensões – administrativa, cultural, política, sociopsicológica, econômica e científico-tecnológica –, foi possível realizar, em termos ainda exploratórios, um diagnostico organizacional sobre a Educação Corporativa em duas empresas de grande porte do estado do Rio Grande do Sul (RS). O diagnóstico baseou-se no relato das percepções de pessoas dos níveis estratégico e operacionais das empresas pesquisadas. A partir destes relatos, portanto, foi possível diagnosticar e analisar as políticas e práticas associadas ao processo de Educação Corporativa, segundo as dimensões mencionadas. Observou-se, a partir dos dados, que a Educação Corporativa proporciona significativas contribuições para a empresa e para seus funcionários. As práticas de Educação Corporativa estão relacionadas ao processo de inovação e o aumento de competitividade de seus produtos. Constatou-se que os empregados, independente do nível hierárquico, precisam constantemente reciclar seus conhecimentos e se valerem de aprendizados contínuos. Um alto grau de envolvimento dos gestores nesse processo é fundamental para que se possa identificar o potencial dos funcionários e incentivá-los a buscar atualização constante nas tarefas que desempenham. Quando a Educação Corporativa recebe os investimentos necessários e é bem desenvolvida, há maior eficiência na tomada de decisões e mais rapidez na resolução de tarefas, contribuindo ainda para a melhoria na comunicação interna. Nas conclusões desta pesquisa, constatou-se que empresas estão em fase de construção de políticas e práticas da Educação Corporativa, tornando o processo fragmentado, por possuírem visão simplificadas do que na realidade seja a Educação Corporativa. Este estudo acentuou a dimensão e a complexidade do processo de desenvolvimento de pessoas nas empresas, comprovando a capacidade de abranger múltiplas dimensões e sua transdisciplinaridade.pt_BR
dc.description.abstractThe present dissertation aims to contribute to the knowledge of Corporate Education and the contributions it brings to human development within organizations. Through the use of a theoretical and practical reference about Corporate Education and its dimensions – administrative, cultural, political, socio-psychological, economic, scientific, and technological – it was possible to contribute to the evaluation of this process within companies. The research was performed in a descriptive way within two companies based in the state of Rio Grande do Sul, Brazil, where managers and personnel shared their own perceptions on the development of the topic in their companies. Utilizing their ideas and speeches it was possible to diagnose and analyze the practices and politics performed regarding human development, under Corporate Education perspective and its dimensions. It was seen from the data collected that Corporate Education provides significant contributions to companies and their personnel. The practices of corporate education are linked to innovation processes and to a growth in product competitiveness. It was verified that employees, independent of their hierarchical level, need to recycle their knowledge frequently and keep their intellectual growth constant. A high level of manager involvement in this process is vital to identify personnel potential and encourage them to seek updates on their constant tasks. When Corporate Education receives the necessary investment and it is well developed, there is a higher effective decision making process and a faster task resolution, contributing to an even better internal communication performance. The conclusion of this research presents that companies are building practices and politics regarding Corporate Education, making the process fragmented, for having simpler visions than what Corporate Education is in reality. This study emphasized the dimension and complexity of the process of human development within companies, proving the capability of widening multiple dimensions and its transdisciplinarity.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCorporate Educationen
dc.subjectEducação corporativapt_BR
dc.subjectHuman Developmenten
dc.subjectDesenvolvimento de pessoalpt_BR
dc.titleEducação corporativa : políticas e práticas em duas empresas do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001055565pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


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