IS@.Coreo : processos_de_mediação/interação_tecnológica_de_uma_bailatriz_latino-americana
Visualizar/abrir
Data
2017Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Outro título
IS@.Coreo : processos de mediação/interação tecnológica de uma bailatriz latino-americana
Assunto
Resumo
Este memorial reflexivo integra a pesquisa Is@.Coreo: Processos de mediação/interação tecnológica de uma bailatriz latino-Americana. O termo bailatriz, cunhado pela pesquisadora a partir da fusão das palavras bailarina e atriz, agrega em seu conceito duas funções que forjaram uma corporeidade específica durante a sua trajetória nas artes cênicas. Partindo da perspectiva da artista como agenciadora de procedimentos que impulsionam os processos de criação, estabeleceu-se um recorte investigativo ...
Este memorial reflexivo integra a pesquisa Is@.Coreo: Processos de mediação/interação tecnológica de uma bailatriz latino-Americana. O termo bailatriz, cunhado pela pesquisadora a partir da fusão das palavras bailarina e atriz, agrega em seu conceito duas funções que forjaram uma corporeidade específica durante a sua trajetória nas artes cênicas. Partindo da perspectiva da artista como agenciadora de procedimentos que impulsionam os processos de criação, estabeleceu-se um recorte investigativo que privilegia a relação entre o corpo da bailatriz e o ambiente tecnológico computacional na criação performativa. Os conceitos da composição coreográfica em tempo real e em ambiência de interação vídeo-coreográfica emergem do estudo prático e teórico e revelam a forma como a artista lida e interage, em seu processo criativo, com dispositivos tecnológicos e busca, através do próprio sistema de trabalho, estabelecer aspectos da performatividade. ...
Resumen
Este texto integra la investigación Is@.Coreo: Procesos de mediación/interacción tecnológica de una bailatriz latino americana. El término bailatriz, cuñado por la investigadora a partir de la fusión de las palabras bailarina y actriz, agrega en su concepto dos funciones que forjaron una corporeidad específica durante su trayectoria en las artes escénicas. Partiendo de la perspectiva de la artista como agenciadora de procedimientos que impulsan los procesos de creación, se estableció un recorte ...
Este texto integra la investigación Is@.Coreo: Procesos de mediación/interacción tecnológica de una bailatriz latino americana. El término bailatriz, cuñado por la investigadora a partir de la fusión de las palabras bailarina y actriz, agrega en su concepto dos funciones que forjaron una corporeidad específica durante su trayectoria en las artes escénicas. Partiendo de la perspectiva de la artista como agenciadora de procedimientos que impulsan los procesos de creación, se estableció un recorte investigativo que privilegia la relación entre el cuerpo de la bailatriz y el ambiente tecnológico computacional en la creación performativa. Los conceptos de la composición coreográfica en tiempo real y en ambiencia de interacción vídeo-coreográfica emergen del estudio práctico y teórico y revelan la forma cómo la artista leída e interactúa, en su proceso creativo, con dispositivos tecnológicos y busca, a través del propio sistema de trabajo, establecer aspectos da performatividad. ...
Abstract
This text is included of the research Is@.Coreo: A Latin American bailatriz’ technological mediation/interaction processes. The word bailatriz was coined by the researcher by merging the Portuguese words meaning ballerina and actress, and its concept carries two functions that have forged a specific corporeity over her career in the performing arts. Starting from the artist’s standpoint as a broker of procedures that drive creative processes, a line of study was devised to look into the relatio ...
This text is included of the research Is@.Coreo: A Latin American bailatriz’ technological mediation/interaction processes. The word bailatriz was coined by the researcher by merging the Portuguese words meaning ballerina and actress, and its concept carries two functions that have forged a specific corporeity over her career in the performing arts. Starting from the artist’s standpoint as a broker of procedures that drive creative processes, a line of study was devised to look into the relationship between the bailatriz’ body and the technological computer environment involved in creating performances. The concepts of real-time choreographic composition and in a video-choreographic interaction environment emerge from the practical study and literature review and reveal how the artist deals and interacts with technological devices in her creative process and seeks to establish performativity aspects through her own system of work. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas.
Coleções
-
Linguística, Letras e Artes (2878)Artes Cênicas (220)
Este item está licenciado na Creative Commons License