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dc.contributor.advisorDel Ben, Luciana Martapt_BR
dc.contributor.authorSilva, Aline Clissiane Ferreira dapt_BR
dc.date.accessioned2017-12-09T02:24:55Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/171018pt_BR
dc.description.abstractestágio, na literatura da área da educação musical, é entendido como atividade privilegiada para mobilizar e articular saberes, desenvolver os saberes da experiência, integrar teoria e prática, se aproximar das realidades escolares ou dos diferentes espaços educativos para melhor compreendê-los e neles agir. O estágio possibilita que professores em formação incorporem competências e gestos profissionais em direção ao desenvolvimento de uma profissionalidade. Com base nessa perspectiva, esta dissertação teve como objetivo geral investigar indícios da emergência da profissionalidade de estagiários de um curso de licenciatura em música. Como objetivos específicos, buscou identificar, nas concepções e ações desses estagiários, indícios de reconhecimento da função de ensinar; indícios de reconhecimento de um saber específico da profissão; indícios de tomadas de decisão e de autonomia no exercício da função de ensinar; e indícios de um sentido de pertencimento a um corpo coletivo que exerce a profissão. O referencial teórico do estudo é constituído pelo conceito de profissionalidade emergente, de Anne Jorro, e pelos descritores de profissionalidade apresentados por Maria do Céu Roldão. A pesquisa, de abordagem qualitativa, se caracterizou como um estudo de caso, cujos dados foram coletados por meio de observações, entrevistas semiestruturadas e análise de documentos. Os resultados deste trabalho indicam que o estágio pode envolver, para além dos saberes docentes, outros aspectos que caracterizam a profissão professor de música. Ao buscar aprofundar a compreensão do processo de emergência da profissionalidade que acontece no estágio, esta pesquisa caracteriza, ao menos parcialmente, a aproximação do licenciando em música com a profissão para a qual está se formando. A pesquisa indica, ainda, algumas condições que podem ser propiciadas aos licenciandos em período de estágio que podem contribuir para fazer emergir a profissionalidade.pt_BR
dc.description.abstractAccording to music education literature, teaching practice, as a component of teacher training, is a privileged activity to mobilize and articulate different types of knowledge, to develop experiential knowledge, to integrate theory and practice and to approach educational realities in order to better understand them and acting on them. Teaching practice allows student teachers to incorporate professional skills and gestures towards the development of a professionality. Based on this perspective, this dissertation aimed at to investigate signs of the emergence of the professionality of student teachers enrolled in a bachelor degree program in music education. More specifically, it aimed at to identify, in the conceptions and actions of these student teachers, signs of recognition of the teaching function; signs of recognition of a specific knowledge of the profession; signs of decision-making and autonomy in the performance of the teaching function; and signs of a sense of belonging to a collective body that practices a profession. The concept of emergent professionality, by Anne Jorro, and the descriptors of teaching professionality, presented by Maria do Céu Roldão, constituted the study´s theoretical framework. A qualitative case study was carried out, with data being collected through observations, semi-structured interviews and analysis of documents. The results indicate that the teaching practice may involve, besides types of knowledge, other aspects that characterize the music teacher profession. Through seeking to deepen the understanding of the emergency process of the professionality that happens during the teaching practice, this research characterizes, at least partially, how the music student teacher comes close to the profession for which he/she is being trained. The results also indicate some conditions that can be offered to student teachers that can contribute to the emergence of the professionality.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTeaching practice in musicen
dc.subjectEducação musicalpt_BR
dc.subjectBachelor in music educationen
dc.subjectLicenciatura em músicapt_BR
dc.subjectEmerging professionalityen
dc.subjectEstágiopt_BR
dc.subjectFormação de professores : Músicapt_BR
dc.subjectProfissionalidadept_BR
dc.titleA profissionalização emergente de estagiários de um curso de licenciatura em música : um estudo de casopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001053977pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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