Imagens-estilhaçadas : fissuras de um método de pesquisa-aprendizagem
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Date
2017Type
Title alternative
Shattered-images : loose pieces a method of research-learning
Imágenes-destrozadas : fisuras en un método de investigación-aprendizaje
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
O presente artigo tem como objetivo circunscrever uma possível metodologia de pesquisa em educação a partir de estudos baseados em perspectivas pós-críticas no campo educacional. Com este enfoque, buscamos tratar da experiência em instituições educacionais como disparadoras para a produção de imagens deste cotidiano. Método: Tendo como referência as filosofias da diferença, especificamente de Gilles Deleuze, tais imagens são abordadas como memórias que, ao se criarem como material de investigaç ...
O presente artigo tem como objetivo circunscrever uma possível metodologia de pesquisa em educação a partir de estudos baseados em perspectivas pós-críticas no campo educacional. Com este enfoque, buscamos tratar da experiência em instituições educacionais como disparadoras para a produção de imagens deste cotidiano. Método: Tendo como referência as filosofias da diferença, especificamente de Gilles Deleuze, tais imagens são abordadas como memórias que, ao se criarem como material de investigação, se desprendem de seus referenciais subjetivos e objetivos. Resultados: Assim, depois de um movimento que propicia a produção de imagens derivadas da lembrança, buscamos estilhaçar as cadeias representativas e causais que poderiam ainda estar ligadas a elas. Conclusão: Tal movimento tem como objetivo uma análise posterior tendo em vista a criação de uma concepção de aprendizagem que seja inspirada na interseção filosófico-artística de “Proust e os signos”. ...
Abstract
This article aims to limit a possible research methodology in education from studies based on post critical perspective of their field of study. In them, we seek to deal whit the experience in educational institutions as triggering for the production of images of this everyday method of learning. Method: Whit reference to the philosophies of difference, specifically Gilles Deleuze, such images are addressed as memories that when are created are used as research material, being detached of its s ...
This article aims to limit a possible research methodology in education from studies based on post critical perspective of their field of study. In them, we seek to deal whit the experience in educational institutions as triggering for the production of images of this everyday method of learning. Method: Whit reference to the philosophies of difference, specifically Gilles Deleuze, such images are addressed as memories that when are created are used as research material, being detached of its subjective reference and objectives. Resulted: So, after a movement that promotes the production derived from memory images, we seek to shatter the representative and causal chains that might still be attached to them. Conclusion: Such a move aims to further analysis with a view to creating a concept of learning that is inspired by de artistic philosophical intersection of “Proust and the Signs”. ...
Resumen
Este artículo tiene por objetivo delinear una posible metodología de investigación en Educación a partir de los estudios realizados en este campo de conocimiento dentro de perspectivas post-críticas. Con este enfoque, buscamos tratar de la experiencia en instituciones educativas como disparadoras en la producción de imágenes al respecto del cotidiano escolar. Método: tomando como referencia las filosofías de la diferencia, especialmente la de Gilles Deleuze, tales imágenes son pensadas como mem ...
Este artículo tiene por objetivo delinear una posible metodología de investigación en Educación a partir de los estudios realizados en este campo de conocimiento dentro de perspectivas post-críticas. Con este enfoque, buscamos tratar de la experiencia en instituciones educativas como disparadoras en la producción de imágenes al respecto del cotidiano escolar. Método: tomando como referencia las filosofías de la diferencia, especialmente la de Gilles Deleuze, tales imágenes son pensadas como memorias y que al establecerse como material de investigación se desprenden de sus referenciales objetivos y subjetivos. Resultados: Así y después de un movimiento que permite la producción de imágenes derivadas del recuerdo buscamos fragmentar las cadenas representativas y causales a las cuales pudieran estar aún vinculadas. Conclusión: Con tal movimiento pretendemos un análisis todavía posterior con vistas a la creación de un concepto de aprendizaje inspirados en la intersección filosófico-artística de “Proust y los signos”. ...
In
ETD: Educação Temática Digital. Campinas, SP. Vol. 19, n.4 (out./dez. 2017), p. 759-772
Source
National
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