Processos de criação na atenção e na educação em saúde : um exercício de “timpanização”
dc.contributor.author | Biato, Emília Carvalho Leitão | pt_BR |
dc.contributor.author | Ceccim, Ricardo Burg | pt_BR |
dc.contributor.author | Monteiro, Silas Borges | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-11-28T02:29:18Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0103-7331 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/170615 | pt_BR |
dc.description.abstract | O estudo propõe reflexões que tangenciam as práticas de atenção e educação em saúde. Essas práticas, em muitos aspectos, são permeadas por uma base dualista, que enfraquece a potência educativa e a efetividade na promoção da saúde. Aposta-se na possibilidade de que o gesto de timpanizar, proposto por Jacques Derrida, oferece uma possibilidade de aproximação metodológica com o tema, exercício que é feito a partir da leitura de textos produzidos por estudantes de Medicina no contexto de uma aula e de uma carta escrita por Antonin Artaud, considerando sua biografia e suas vivências de saúde-doença. Timpanizar inclui três procedimentos: tatear escombros, disseminar sentidos e criar cadeias de suplementos. Este método cria possibilidades de novos sentidos para conhecimentos e práticas de atenção e educação em saúde. | pt_BR |
dc.description.abstract | The study proposes reflections about care practices and health education. These practices, in many respects, are permeated by a dualistic base, which weakens the educational power and effectiveness in health promotion. There is the hypothesis that the tympanizing gesture proposed by Jacques Derrida, offers a possibility of a methodological approach to the subject, exercise that is done through an Antonin Artaud’s letter, considering his biography and his health and illness experiences. Tympanizing includes three procedures: groping the wreckage; disseminating meanings and invention of supplements chains. This method can open different meanings for knowledge and practices of attention and health education. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Physis : revista de saúde coletiva. Rio de Janeiro. Vol. 27, n.3 (jul./set. 2017), p. 621-640 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Filosofia | pt_BR |
dc.subject | Philosophy | en |
dc.subject | Atenção à saúde | pt_BR |
dc.subject | Method | en |
dc.subject | Educação em saúde | pt_BR |
dc.subject | Health education | en |
dc.subject | Healthphilosophy education triad | en |
dc.subject | Teaching health | en |
dc.title | Processos de criação na atenção e na educação em saúde : um exercício de “timpanização” | pt_BR |
dc.title.alternative | Creation processes in health and health education : a “tympanizing” exercise | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001053234 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License

-
Artigos de Periódicos (42503)Ciências da Saúde (11511)