Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBiato, Emília Carvalho Leitãopt_BR
dc.contributor.authorCeccim, Ricardo Burgpt_BR
dc.contributor.authorMonteiro, Silas Borgespt_BR
dc.date.accessioned2017-11-28T02:29:18Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.issn0103-7331pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/170615pt_BR
dc.description.abstractO estudo propõe reflexões que tangenciam as práticas de atenção e educação em saúde. Essas práticas, em muitos aspectos, são permeadas por uma base dualista, que enfraquece a potência educativa e a efetividade na promoção da saúde. Aposta-se na possibilidade de que o gesto de timpanizar, proposto por Jacques Derrida, oferece uma possibilidade de aproximação metodológica com o tema, exercício que é feito a partir da leitura de textos produzidos por estudantes de Medicina no contexto de uma aula e de uma carta escrita por Antonin Artaud, considerando sua biografia e suas vivências de saúde-doença. Timpanizar inclui três procedimentos: tatear escombros, disseminar sentidos e criar cadeias de suplementos. Este método cria possibilidades de novos sentidos para conhecimentos e práticas de atenção e educação em saúde.pt_BR
dc.description.abstractThe study proposes reflections about care practices and health education. These practices, in many respects, are permeated by a dualistic base, which weakens the educational power and effectiveness in health promotion. There is the hypothesis that the tympanizing gesture proposed by Jacques Derrida, offers a possibility of a methodological approach to the subject, exercise that is done through an Antonin Artaud’s letter, considering his biography and his health and illness experiences. Tympanizing includes three procedures: groping the wreckage; disseminating meanings and invention of supplements chains. This method can open different meanings for knowledge and practices of attention and health education.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPhysis : revista de saúde coletiva. Rio de Janeiro. Vol. 27, n.3 (jul./set. 2017), p. 621-640pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectPhilosophyen
dc.subjectAtenção à saúdept_BR
dc.subjectMethoden
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectHealth educationen
dc.subjectHealthphilosophy education triaden
dc.subjectTeaching healthen
dc.titleProcessos de criação na atenção e na educação em saúde : um exercício de “timpanização”pt_BR
dc.title.alternativeCreation processes in health and health education : a “tympanizing” exerciseen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001053234pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples