Contribuições do pensamento freireano para a escolarização de mulheres trabalhadoras na educação de jovens e adultos
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Data
2017Tipo
Outro título
Contributions of freire thinking for the instruction of women workers in the education for young people and adults program (EJA)
Contribuciones del pensamiento DE freire para la escolarización de mujeres trabajadoras en la educación de jóvenes y adultos (EJA)
Assunto
Resumo
Neste artigo, analisamos as contribuições da educação popular, especialmente do pensamento freireano, para a escolarização de mulheres na Educação de Jovens e adultos (EJA), em especial no que se refere à problematização de suas experiências de trabalho. Apresentamos reflexões produzidas a partir de um estudo de caráter etnográfico, realizado em duas escolas públicas de Belo Horizonte – MG. Os resultados indicam que as experiências das mulheres, inclusive das estudantes sujeitos de pesquisa, sã ...
Neste artigo, analisamos as contribuições da educação popular, especialmente do pensamento freireano, para a escolarização de mulheres na Educação de Jovens e adultos (EJA), em especial no que se refere à problematização de suas experiências de trabalho. Apresentamos reflexões produzidas a partir de um estudo de caráter etnográfico, realizado em duas escolas públicas de Belo Horizonte – MG. Os resultados indicam que as experiências das mulheres, inclusive das estudantes sujeitos de pesquisa, são de trabalho precário. Diante disso, a sala de aula de EJA é, para muitas, o único espaço de problematização destas experiências para a compreensão das relações sociais que constituem o trabalho humano. Compreender essas questões pode contribuir para que as mulheres trabalhadoras deixem de atribuir a si mesmas a responsabilidade por todas as condições precárias de trabalho em que vivem e por não terem a escolaridade completa. ...
Abstract
In this article, we analyze the contributions of Freire thinking for the instruction of women in the in the education for young people and adults program (eja) , specifically regarding an awareness of their own working experiences. We present some reflections drawn from an ethnographic study done in two public schools of Belo Horizonte, Minas Gerais. The results show that the experiences of these women, including the subjects of this study, are of precarious working conditions. Therefore, the y ...
In this article, we analyze the contributions of Freire thinking for the instruction of women in the in the education for young people and adults program (eja) , specifically regarding an awareness of their own working experiences. We present some reflections drawn from an ethnographic study done in two public schools of Belo Horizonte, Minas Gerais. The results show that the experiences of these women, including the subjects of this study, are of precarious working conditions. Therefore, the young and adult education environment is the only space that allows a reflection upon these experiences in order to understand the social relations that constitute human labor. A better understanding of these problems can contribute for these women workers to stop blaming themselves for the precarious conditions in which they have lived so far, and to stop feeling guilty for not having finished their basic education. ...
Resumen
En este artículo, analisamos las contribuciones de la educación popular, especialmente del pensamento freireano, para la escolarización de mujeres en la Educación de Jóvenes y Adultos (EJA), en especial en lo que se refiere a la problematización de sus experiencias de trabajo. Presentamos reflexiones surgidas a partir de un estudio de carácter etnográfico, desarrollado en dos escuelas públicas de Belo Horizonte - MG. Los resultados indican que las experiencias de las mujeres, inclusive de las e ...
En este artículo, analisamos las contribuciones de la educación popular, especialmente del pensamento freireano, para la escolarización de mujeres en la Educación de Jóvenes y Adultos (EJA), en especial en lo que se refiere a la problematización de sus experiencias de trabajo. Presentamos reflexiones surgidas a partir de un estudio de carácter etnográfico, desarrollado en dos escuelas públicas de Belo Horizonte - MG. Los resultados indican que las experiencias de las mujeres, inclusive de las estudiantes sujetos de la investigación, son de trabajo precario. Dentro de esa perspectiva, la sala de clase de la EJA es, para muchas de ellas, el único espacio de problematización de esas experiencias para la comprensión de las relaciones sociales que constituyen el trabajo humano. Comprender esas cuestiones puede contribuir para que las mujeres trabajadoras dejen de atribuirse la responsabilidad por lo que ha motivado todas las condiciones precarias de trabajo en que viven y por no tener la escolaridad completa. ...
Contido em
Inter-ação. Goiânia, GO. Vol. 42, n.1 (jan./abr. 2017), p. 20-37
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Nacional
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