Cartas na manga : o circo como conteúdo na educação física infantil
View/ Open
Date
2016Author
Advisor
Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Esse estudo narrativo e autobiográfico aprofunda as aprendizagens construídas ao longo do Estágio de Docência em Educação Física na Educação Infantil. O trabalho foi realizado em uma escola pública de Porto Alegre durante o segundo semestre de 2015 com uma turma de Jardim A que comportava crianças entre quatro e cinco anos de idade. A temática escolhida para ser trabalhada nas aulas de Educação Física foi o Circo, devido a sua abrangência de possibilidade de práticas corporais e da sua aceitaçã ...
Esse estudo narrativo e autobiográfico aprofunda as aprendizagens construídas ao longo do Estágio de Docência em Educação Física na Educação Infantil. O trabalho foi realizado em uma escola pública de Porto Alegre durante o segundo semestre de 2015 com uma turma de Jardim A que comportava crianças entre quatro e cinco anos de idade. A temática escolhida para ser trabalhada nas aulas de Educação Física foi o Circo, devido a sua abrangência de possibilidade de práticas corporais e da sua aceitação por crianças dessa faixa etária. Nesse relato reflexivo, encontro elementos pedagógicos que foram relevantes a minha prática e os relaciono com as teorias de ensino para essa faixa etária. O trabalho também descreve a rotina escolar e como ela tem influência nas aulas de educação física. O ensino das práticas circenses é descrito não como uma opção pedagógica aonde o aprendizado é focado na técnica em si. No lugar disso, as crianças são estimuladas a vivenciarem e se sentirem parte do universo circense. Dessa maneira coloco também a maneira lúdica como abordei o tema e a influência que o conteúdo teve sobre a minha formação como professor. Por fim, nas conclusões reflito sobre como o Circo teve uma boa aceitação da turma e se mostrou uma excelente estratégia pedagógica para as aulas de Educação Física Infantil nessa experiência. Ele também contribuiu de maneira significativa para a que eu explorasse estratégias pedagógicas que complementassem a minha formação. ...
Abstract
The final paper is a report from my own experience in the obligatory discipline of lecturing in Child Education. The work took place in a public school in Porto Alegre during the second semester of 2015 with a class of preschoolers aging between 4 and 5 years old. The chosen theme of the Physical Education classes was the circus, due to its range of possibilities of corporal activities and due to its acceptance by the children. In this reflective analysis, I found elements of teaching methodolo ...
The final paper is a report from my own experience in the obligatory discipline of lecturing in Child Education. The work took place in a public school in Porto Alegre during the second semester of 2015 with a class of preschoolers aging between 4 and 5 years old. The chosen theme of the Physical Education classes was the circus, due to its range of possibilities of corporal activities and due to its acceptance by the children. In this reflective analysis, I found elements of teaching methodology that were essential to my activity and related them with teaching theories for children of such age. The paper also describes my scholar routine and how it influences on Physical Education classes. The circus activities are not described as a pedagogical option itself for the acquisition of technical movements. Instead, the students are stimulated to experience and to feel part of the circus universe. In this manner I also describe the playful way of which I approached the theme and how it had influence over my formation as a teacher. At last, I reflect in my conclusions about how the circus had a good acceptance in class and ended up becoming a great pedagogical strategy for Physical Education classes for children in this experience. It also had a significant role in my out coming as a teacher. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License
