Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorWittizorecki, Elisandro Schultzpt_BR
dc.contributor.authorMartinelli, Rafaelpt_BR
dc.date.accessioned2017-11-14T02:32:09Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/170298pt_BR
dc.description.abstractEsse estudo narrativo e autobiográfico aprofunda as aprendizagens construídas ao longo do Estágio de Docência em Educação Física na Educação Infantil. O trabalho foi realizado em uma escola pública de Porto Alegre durante o segundo semestre de 2015 com uma turma de Jardim A que comportava crianças entre quatro e cinco anos de idade. A temática escolhida para ser trabalhada nas aulas de Educação Física foi o Circo, devido a sua abrangência de possibilidade de práticas corporais e da sua aceitação por crianças dessa faixa etária. Nesse relato reflexivo, encontro elementos pedagógicos que foram relevantes a minha prática e os relaciono com as teorias de ensino para essa faixa etária. O trabalho também descreve a rotina escolar e como ela tem influência nas aulas de educação física. O ensino das práticas circenses é descrito não como uma opção pedagógica aonde o aprendizado é focado na técnica em si. No lugar disso, as crianças são estimuladas a vivenciarem e se sentirem parte do universo circense. Dessa maneira coloco também a maneira lúdica como abordei o tema e a influência que o conteúdo teve sobre a minha formação como professor. Por fim, nas conclusões reflito sobre como o Circo teve uma boa aceitação da turma e se mostrou uma excelente estratégia pedagógica para as aulas de Educação Física Infantil nessa experiência. Ele também contribuiu de maneira significativa para a que eu explorasse estratégias pedagógicas que complementassem a minha formação.pt_BR
dc.description.abstractThe final paper is a report from my own experience in the obligatory discipline of lecturing in Child Education. The work took place in a public school in Porto Alegre during the second semester of 2015 with a class of preschoolers aging between 4 and 5 years old. The chosen theme of the Physical Education classes was the circus, due to its range of possibilities of corporal activities and due to its acceptance by the children. In this reflective analysis, I found elements of teaching methodology that were essential to my activity and related them with teaching theories for children of such age. The paper also describes my scholar routine and how it influences on Physical Education classes. The circus activities are not described as a pedagogical option itself for the acquisition of technical movements. Instead, the students are stimulated to experience and to feel part of the circus universe. In this manner I also describe the playful way of which I approached the theme and how it had influence over my formation as a teacher. At last, I reflect in my conclusions about how the circus had a good acceptance in class and ended up becoming a great pedagogical strategy for Physical Education classes for children in this experience. It also had a significant role in my out coming as a teacher.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectPhysical Educationen
dc.subjectCircus Activitiesen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectCircopt_BR
dc.subjectChild Educationen
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.titleCartas na manga : o circo como conteúdo na educação física infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001051521pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Física, Fisioterapia e Dançapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples