Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMoço, Maria Cecília de Chiarapt_BR
dc.contributor.authorSchneider, Daiana Inêspt_BR
dc.date.accessioned2017-11-14T02:31:50Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/170261pt_BR
dc.description.abstractA avaliação é um processo pelo qual se busca reunir informações sobre o processo de ensino-aprendizagem. O Projeto Pedagógico do Curso de Ciências Biológicas da UFRGS prevê uma avaliação do tipo formativa. O objetivo desta pesquisa é averiguar quais são os critérios avaliativos mais comuns no Curso, a opinião dos estudantes e docentes sobre o tema e, se possível, contribuir para a melhora desse processo. Foram analisados os planos de ensino de todas as disciplinas obrigatórias, tanto da ênfase em bacharelado quanto em licenciatura. Também foram feitas entrevistas semi-estruturadas com 18 docentes e questionários com 50 estudantes em fase final do curso. Os resultados mostram que tanto estudantes quando professores veem na avaliação uma forma de constatar se o aluno aprendeu o conteúdo que é tratado na disciplina. O critério avaliativo mais comum é a prova teórica e que muitos alunos e professores não estão satisfeitos com o modo como estas são realizadas hoje. Docentes citam entrem os principais obstáculos para mudanças na forma de avaliar o número elevado de alunos e a pouca carga horária da disciplina. A principal sugestão dos alunos é proporcionar um leque mais amplo de critérios avaliativos, para que diversas formas de expressão e aprendizagem sejam acolhidas. Poucas vezes se fez menção a situações que poderiam se enquadrar na avaliação formativa, que é a prevista para o curso. Um problema citado pelos docentes ao longo das entrevistas foi que raras vezes os estudantes expressam a sua opinião sobre a avaliação na disciplina. Desta forma, a melhora na comunicação entre as partes interessadas e, tanto alunos quanto professores assumirem seu papel nesse processo de avaliação do ensino-aprendizagem são um bom início para uma melhora significativa na área.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCritérios de avaliaçãopt_BR
dc.subjectCurso de Biologiapt_BR
dc.titleCritérios de avaliação no ensino superior: o que pensam alunos e professores do curso de Ciências Biológicas?pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001027327pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Biociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationCiências Biológicas: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples