Análise comparativa entre dados medidos de irregularidade longitudinal e transversal na rodovia BR-290/RS e valores previstos por modelos de desempenho
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Data
2017Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
A avaliação funcional, ou seja, da serventia de um pavimento é de grande importância para os usuários e gestores de uma rodovia. Uma malha rodoviária bem conservada é fundamental para o desenvolvimento não só econômico como social de qualquer região. A serventia de uma rodovia pode ser analisada de várias maneiras, sendo a Irregularidade Longitudinal e os Afundamentos nas Trilhas de Roda os parâmetros de desempenho mais relevantes na avaliação da qualidade do pavimento pois, além de informarem ...
A avaliação funcional, ou seja, da serventia de um pavimento é de grande importância para os usuários e gestores de uma rodovia. Uma malha rodoviária bem conservada é fundamental para o desenvolvimento não só econômico como social de qualquer região. A serventia de uma rodovia pode ser analisada de várias maneiras, sendo a Irregularidade Longitudinal e os Afundamentos nas Trilhas de Roda os parâmetros de desempenho mais relevantes na avaliação da qualidade do pavimento pois, além de informarem sobre a condição do pavimento para seus fins básicos, estão diretamente ligadas aos custos de operação e à vida útil do pavimento. Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de analisar o desempenho de um pavimento ao longo do tempo com o uso de dados de Irregularidade Longitudinal – medida na escala IRI - e Afundamentos nas Trilhas de Roda – ATR - obtidos nos anos de 2012 e 2015, em 30 km da rodovia BR-290/RS, com um Perfilômetro Laser. De posse dessas informações, avaliou-se o comportamento e o desenvolvimento de tendências de tais parâmetros de desempenho. Após esta análise, os mesmos parâmetros foram utilizados em modelos de previsão de desempenho de pavimentos, a fim de verificar se o comportamento real dos parâmetros foi semelhante aos obtidos com a aplicação dos modelos encontrados na bibliografia consultada. Com essa avaliação pode-se concluir que cada modelo é único para o trecho ao qual foi criado e que o uso de dados iniciais de IRI e ATR influenciam na obtenção de dados que se assemelham as dados reais, obtidos em levantementos. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Civil.
Coleções
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TCC Engenharias (5855)
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