Drag Queens na publicidade: sexo, gênero e diferenças como protagonistas
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Data
2017Autor
Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
A presente monografia tem como objetivo analisar comerciais publicitários nos quais as drag queens foram protagonistas das narrativas, e, a partir disso, compreender como a publicidade constrói suas representações de diferenças em relação às performatividades de gênero que essas personagens exercem nesses enredos. Para isso, faz-se necessário, primeiro, uma reflexão teórica sobre as questões de gênero a partir das teorias queer, e um breve apanhado acerca da história das drag queens. Além disso ...
A presente monografia tem como objetivo analisar comerciais publicitários nos quais as drag queens foram protagonistas das narrativas, e, a partir disso, compreender como a publicidade constrói suas representações de diferenças em relação às performatividades de gênero que essas personagens exercem nesses enredos. Para isso, faz-se necessário, primeiro, uma reflexão teórica sobre as questões de gênero a partir das teorias queer, e um breve apanhado acerca da história das drag queens. Além disso, produzimos uma reflexão sobre o contexto da publicidade no que condiz as representações das diferenças e das diversidades em suas narrativas. Esse estudo teórico auxiliou na criação de uma metodologia específica para a pesquisa, voltada para verificar quais as principais características performadas pelas drag queens nos comerciais, que se mostraram predominantemente online e segmentados para um nicho específico (mulheres, drag queens, público LGBTQI). Ao longo da análise, percebemos que a crescente participação das drag queens em peças publicitárias se dá de forma diversa, destacando características que estigmatizam ou diferenciam as drag queens, como o binarismo, a normatividade ou o empoderamento, por exemplo. Dessa maneira, buscou-se relacionar como as diferenças são inseridas nas narrativas publicitárias e como as drag queens fazem parte desse contexto. ...
Abstract
The present monograph aims to analyze advertising commercials in which the drag queens were protagonists of the narratives, and then understand how the publicity builds its representations of diversity and differences in relation to the gender performativity that these personages exert in these plots. For this, first it is necessary a theoretical reflection on the questions of gender, based on the queer theory, and a brief summary of the of drag queen history. Furthermore, we have produced a re ...
The present monograph aims to analyze advertising commercials in which the drag queens were protagonists of the narratives, and then understand how the publicity builds its representations of diversity and differences in relation to the gender performativity that these personages exert in these plots. For this, first it is necessary a theoretical reflection on the questions of gender, based on the queer theory, and a brief summary of the of drag queen history. Furthermore, we have produced a reflection on the context of advertising in terms of the representations of differences and diversity in their narratives. This theoretical study assisted in the creation of a specific research methodology aimed at verifying the main characteristics performed by drag queens in commercials, which were predominantly online and segmented to a specific niche (women, drag queens, LGBTQI public). Throughout the analysis, we noticed that the increasing participation of drag queens in advertising pieces occurs in different ways, highlighting characteristics that stigmatize or differentiate drag queens, such as binarism, normativity or empowerment, for example. Therefore, we sought to relate how differences are inserted in advertising narratives and how drag queens are part of these narratives. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade.
Coleções
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TCC Comunicação Social (1879)
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