A brincadeira não pode parar: uma análise da narrativa de Toy Story 3
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Data
2017Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho pretende identificar estratégias narrativas utilizadas no longa-metragem de animação Toy Story 3, na construção de um vínculo com o público adulto. Para isso, o objeto empírico eleito para análise foi o filme de animação Toy Story 3. Por meio de uma contextualização sobre o surgimento do cinema de animação com suporte de Lucena Júnior (2011), Fossati (2009) e Williams (2001), uma investigação sobre narratologia por Carlos Reis (1999), estruturas narrativas por Vladimir Propp (1983 ...
Este trabalho pretende identificar estratégias narrativas utilizadas no longa-metragem de animação Toy Story 3, na construção de um vínculo com o público adulto. Para isso, o objeto empírico eleito para análise foi o filme de animação Toy Story 3. Por meio de uma contextualização sobre o surgimento do cinema de animação com suporte de Lucena Júnior (2011), Fossati (2009) e Williams (2001), uma investigação sobre narratologia por Carlos Reis (1999), estruturas narrativas por Vladimir Propp (1983) e Joseph Campbell (2007) e double coding e ironia intertextual por Umberto Eco (1994), identificou-se no filme estudado cinco estratégias narrativas com apelo direcionado ao público adulto. A metodologia utilizada foi revisão bibliográfica, coleta de informações sobre a produção do longa-metragem e análise do filme, com foco na observação de cenas que pudessem constituir double coding ou ironia intertextual. As relações encontradas permitiram um maior entendimento sobre como o cinema de animação se comporta atualmente, apresentando-se como um produto de igual valor para crianças e adultos. ...
Abstract
This work intends to identify narrative strategies used in the animated film Toy Story 3, which are related to adult audiences. For this, the empirical object chosen for analysis was the animated film Toy Story 3. Through a contextualization on the emergence of animation cinema with support of Lucena Júnior (2011), Fossati (2009) and Williams (2001), an investigation on narratology by Carlos Reis (1999), narrative structures by Vladimir Propp (1983) and Joseph Campbell (2007) and double coding ...
This work intends to identify narrative strategies used in the animated film Toy Story 3, which are related to adult audiences. For this, the empirical object chosen for analysis was the animated film Toy Story 3. Through a contextualization on the emergence of animation cinema with support of Lucena Júnior (2011), Fossati (2009) and Williams (2001), an investigation on narratology by Carlos Reis (1999), narrative structures by Vladimir Propp (1983) and Joseph Campbell (2007) and double coding and intertextual irony by Umberto Eco (1994), five narrative strategies were identified in the film studied with specific appeal to adult audiences. The methodology used was a bibliographical review, collection of information about the production and analysis of the film, focusing on the observation of scenes that could constitute double coding or intertextual irony. The relationships found allow a greater understanding of how animation cinema currently behaves, presenting itself as a product of equal value for children and adults. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicas.
Coleções
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TCC Comunicação Social (1830)
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