Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDalcin, Andréiapt_BR
dc.contributor.authorLopes, Andrius Artur Elsnerpt_BR
dc.date.accessioned2017-10-03T02:27:35Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/169111pt_BR
dc.description.abstractEste estudo foi desenvolvido em uma escola da rede Estadual da cidade de Porto Alegre no turno da noite com uma turma de estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O estudo investigou as potencialidades de um trabalho com rodas de conversa sobre o conceito de potenciação, em uma perspectiva freiriana. Constatou-se que trazer os interesses dos alunos para o desenvolvimento das atividades matemáticas, buscando um ambiente em que o diálogo e o trabalho colaborativo prevaleçam, possibilita um maior envolvimento dos educandos e potencializa a aprendizagem. Também o trabalho com rodas de conversa propiciou uma experiência de docência muito produtiva, que exigiu um pensar sobre a docência mais abrangente, em que o planejamento tornou-se um desafio e uma prática rica, complexa e que contribuiu para a formação do professor e pesquisador, autor deste estudo.pt_BR
dc.description.abstractThis study was developed in a Porto Alegre State network school in the night shift with an Education of Young and Adults (EJA) students group. The study investigated the potentialities of a conversational work on the concept of empowerment, from a freiriana perspective. It was found that bringing the students' interests to the development of mathematical activities, seeking an environment in which dialogue and collaborative work prevails, enables a greater involvement of learners and enhances learning. Also the work with conversation wheels provided a very productive teaching experience, which required thinking about more comprehensive teaching, in which planning became a complex challenge and a rich practice, that contributed to the teacher and researcher formation, study author.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEJAen
dc.subjectEJApt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectPaulo Freireen
dc.subjectGenerating Themesen
dc.subjectConversation Wheelen
dc.subjectPotentiationen
dc.titleRodas de conversa sobre potenciação na EJApt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001047819pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemática e Estatísticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples