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dc.contributor.advisorEckert, Corneliapt_BR
dc.contributor.authorBigossi, Fabielapt_BR
dc.date.accessioned2009-08-15T04:17:33Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/16902pt_BR
dc.description.abstractEsse estudo investigou a construção de projetos familiares e individuais de ascensão de jovens negros que percebem na carreira universitária um campo de possibilidade de aquisição de capital econômico, social e cultural, em uma sociedade marcada pela exclusão e diferenciação pela cor. Esta dissertação articula duas questões pertinentes as dinâmicas da vida social contemporânea. A primeira questão diz respeito aos valores da moderna-sociedade contemporânea a partir do tema de projetos sociais como sistema cultural que orienta indivíduos e grupos sociais em suas perspectivas de integração as formas sociais idealizadas pelas estruturas de poder ocidental. A segunda questão refere-se a um tema milenar da identidade e diferença, a partir do problema da discriminação e desigualdade vinculada a perspectiva da etnicidade e, no Brasil, historicamente relacionada ao processo da dominação de brancos sobre negros e outras etnias estruturalmente dimensionadas na condição de minorias. A carreira universitária nas sociedades complexas evidencia uma ascensão social e condições mais propícias para inserção no mercado de trabalho e configura-se enquanto um campo de possibilidade de aquisição de capital econômico, social e cultural. Para dar conta do processo de inserção desses estudantes na universidade foram desenvolvidas as trajetórias que levam a uma formação universitária, formação esta, que faz parte de um investimento familiar. A importância da família na elaboração do projeto é percebida nas experiências diversificadas que ela proporciona conforme seu ethos e visão de mundo. O trabalho foi desenvolvido junto a estudantes negros de diferentes universidades de Porto Alegre e região metropolitana.pt_BR
dc.description.abstractThis research is aimed to the construction processes of individual and family projects of emergent black youth, whose career at the university was signified as a field of possibilities in obtaining economic, social and cultural capital in a society defined by exclusion and skin color prejudice. This dissertation articulates two questions related to the dynamics of contemporary life. The first question refers to modern society values concerning social projects as a cultural system in which individuals and groups are oriented by social forms and structures of western power. The second question refers to the topic of identity and difference, based on the problem of inequality and discrimination linked the perspective of ethnicity and - historically in Brazil - to the processes of domination by white over black populations and other ethnic and minority groups. The university career in so called complex societies promotes a social ascension, which guarantees the entrance in the marketplace and represents a field of possibilities for the acquisition of economic, social and cultural capital. In order to analyze the university career of black students, a trajectory analysis was performed. The importance of family ties in the elaboration of a life project was observed in the everyday life experiences, world view and ethos. The current research work was developed among university black students from Porto Alegre (Rio Grande do Sul, Brasil) and its surrounding areas.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAntropologia socialpt_BR
dc.subjectLife projecten
dc.subjectBlack studentsen
dc.subjectEstudo etnográficopt_BR
dc.subjectTrajectoryen
dc.subjectEtnografiapt_BR
dc.subjectNegropt_BR
dc.subjectEthnicityen
dc.subjectEstudos de gêneropt_BR
dc.subjectRaçapt_BR
dc.subjectEtniapt_BR
dc.subjectExclusão socialpt_BR
dc.subjectPoderpt_BR
dc.subjectDesigualdade socialpt_BR
dc.subjectDiscriminaçãopt_BR
dc.subjectSocializaçãopt_BR
dc.subjectVida socialpt_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subjectCondição socialpt_BR
dc.subjectProjeto de vidapt_BR
dc.subjectTrajetoria socialpt_BR
dc.subjectEstudante universitáriopt_BR
dc.subjectPorto Alegre (RS)pt_BR
dc.subjectPorto Alegre, Região Metropolitana de (RS)pt_BR
dc.titleTrajetórias universitárias : estudo etnográfico da construção de projetos de vida dos estudantes negros em Porto Alegre-RSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000707653pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Antropologia Socialpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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