Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGurski, Rosept_BR
dc.contributor.authorRegla, Claudete Lourdes Lambpt_BR
dc.date.accessioned2017-09-28T02:28:35Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/169023pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta uma reflexão, a partir da teoria psicanalítica e de algumas experiências vivenciadas em atendimentos psicopedagógicos com adolescentes sobre os fatores da adolescência e algumas questões que podem desencadear o que denominamos de dificuldade de aprendizagem. As preocupações e queixas trazidas pelos pais durante os atendimentos, levaram-me a buscar a psicanálise como uma forma de entender melhor o desenvolvimento emocional do sujeito, bem como sua constituição psíquica. Hoje em dia, nos deparamos com a adolescência tomada por um consumismo com atrativos cada vez mais, interessantes que desviam a atenção para longe dos assuntos escolares. Geralmente deparo-me com pais angustiados e aflitos por não conseguirem dar conta de suas obrigações como pais, alguns por terem dupla jornada e não poderem dedicar-se como gostariam aos seus filhos. Isso tudo tem gerado conflitos entre pais e filhos, ansiedade e angústias nos membros da família. A maior demanda, atualmente, é a busca por solucionar este problema, ou seja, terceirizar algumas responsabilidades, principalmente as escolares. Neste trajeto é evocado o desejo do educador despertar nos adolescentes o desejo pelo aprender: isso seria possível?pt_BR
dc.description.abstractThis work presents a reflection, based on psychoanalytic theory, on the factors of adolescence and some issues that can trigger in the learning difficulty. The concerns and complaints brought by the parents during the consultations led me to seek psychoanalysis as a way to better understand the subject's emotional development as well as his psychic constitution. Nowadays, we are faced with the adolescence taken by a consumerism with attractive, increasingly interesting, that distract attention away from school subjects. I often find myself in distressed and distressed parents for failing to fulfill their obligations as parents because they have a double journey and can not devote as they would like to their children.All this has generated conflicts between parents and children, anxiety and distress in family members.The greatest demand, today, is the search to solve this problem, that is, to outsource some responsibilities, especially the school ones. On the other hand, the question arises of the teacher's desire, as an educator, to awaken in adolescents the desire to learn: would this be possible?en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAdolescenceen
dc.subjectAdolescênciapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectLearningen
dc.subjectDesireen
dc.titleDespertar o desejo pelo aprender nos adolescentes : isso é possível?pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001046642pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Intervenção Psicanalítica na Clínica da Infância e Adolescênciapt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples