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dc.contributor.advisorAlbuquerque, Paulo Peixoto dept_BR
dc.contributor.authorMachado, Jaqueline Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2017-08-30T02:34:56Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/165954pt_BR
dc.description.abstractEste Trabalho de Conclusão de Curso buscou entender como se estabelecem os aspectos dialógicos, práticos e pedagógicos, visando às relações entre marcador identitário – cabelo – e negritude a partir de uma chave analítica que utilizou dois conceitos (identidade/reconhecimento). Metodologicamente, realizou-se uma pesquisa com recortes etnográficos, utilizando a análise do discurso como ferramenta decodificadora da multiplicidade das situações que se apresentaram no trabalho de campo. Como conclusão preliminar deste estudo de caso, pode-se dizer que os modelos de beleza e identidades podem apresentar-se como autoritários/as, em função de um estereótipo que se mostra hegemônico. Importante destacar que os elementos encontrados na pesquisa concorrem para que o pedagogo faça um diferencial quando em sala de aula: ter presente aquilo que é trazido pelas crianças, seus familiares e seus marcadores de identidade contribui/conflui para construção de uma sociedade mais plural e para a diminuição das desigualdades sociais.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectNegrospt_BR
dc.subjectIdentidade racialpt_BR
dc.titleCabelo enrolado, deixa! O marcador identitário para uma pedagogia diferenciada?pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001046230pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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