Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorArenhaldt, Rafaelpt_BR
dc.contributor.authorMagalhães, Danúbia Pachecopt_BR
dc.date.accessioned2017-08-30T02:34:26Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/165931pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo contempla as memórias escolares de estudantes maiores de 45 anos, de uma turma de alfabetização da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em uma escola da rede pública que concebe suas práticas na perspectiva construtivista. Tem como objetivo analisar as concepções de escolarização que estes adultos possuem, na tentativa de compreender as tensões que alguns estudantes evidenciam no decorrer de algumas propostas pedagógicas, planejadas pelos docentes. Com foco na didática e nas dinâmicas escolares, este estudo foi gestado no período de estágio curricular obrigatório do curso de Pedagogia na UFRGS. A pesquisa de abordagem qualitativa é um estudo de caso, constituído a partir da observação participante e de entrevistas semiestruturadas individuais com os discentes. Os dados coletados foram organizados em quatro categorias centrais para a realização da análise do estudo. Os teóricos que embasam a pesquisa primeiramente são Ecléia Bosi no que diz respeito a memórias, e Paulo Freire em relação à escolarização da EJA, entre outros, não menos importantes, que subsidiam conceitos que surgiram ao decorrer da pesquisa. O estudo revelou que as representações de escola que os estudantes possuem estão em parte associadas ao modelo de aula expositiva, consolidado como uma prática pedagógica tradicional. Demonstrando que ossujeitos associam "produtividade" a "qualidade" evidenciando saudosismo a grande demanda de cópias que realizavam do quadro. Os sujeitos também Caracterizam atualmente, as aulas expositivas dialogadas como “conversas” demasiadas, e propostas em que não há escrita como “parados" desconhecendo as finalidades desta metodologia. Entre outras considerações apresentadas ao longo do trabalho, destaca-se a importância de explicitar aos estudantes da EJA as finalidades das práticas docentes, para que os sujeitos compreendam a importância destas na sua escolarização.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectMemóriaspt_BR
dc.titleMemórias escolares : passado e presente sob o olhar dos estudantes da EJApt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001046133pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples