Profe, você está muito negra hoje : reflexões sobre a prática docente, a partir de uma narrativa autobiográfica
dc.contributor.advisor | Della Libera, Aline Lemos da Cunha | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Mayra Gomes da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-08-30T02:33:57Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/165913 | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo deste trabalho de conclusão de curso foi compreender, a partir da autobiografia, quais elementos tornam-se fundamentais para uma abordagem das questões raciais no contexto escolar. Para isso, foi estruturada uma pesquisa com caráter qualitativo. Nessa perspectiva, o estudo é apoiado por materiais que auxiliaram na construção da escrita: analiso os meus cadernos de infância, o diário de campo do estágio obrigatório e trago relatos memorialísticos de vivências para serem problematizadas. Utilizo esses materiais com o intuito de desdobrá-los em três eixos: o primeiro trata de um olhar que passa pela formação do estudante na educação básica com o direcionamento de refletir sobre este silenciamento das temáticas que envolvem a discussão da história e da cultura africana e afro-brasileira nos currículos escolares. No segundo eixo analiso minha trajetória como estudante negra, que ingressou na Universidade Federal do Rio Grande do Sul como cotista e o desenrolar da temática nos semestres, considerando a ausência de professores(as) negros(as), dentre outros fatores. No terceiro eixo é discutida, de maneira mais ampla, esta ausência no espaço escolar e seus impactos, analisando, também, o estágio docente obrigatório que realizei no sétimo semestre do Curso e a invisibilidade da temática em minha atuação. A partir da construção destas unidades analíticas pude perceber que é necessário o estudo para abordagem da temática e que é de extrema importância municiar os alunos com os saberes da história e cultura afro-brasileira, a fim de que eles possam compreender e usufruir dos seus diretos sem receio. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Negros | pt_BR |
dc.subject | Prática docente | pt_BR |
dc.title | Profe, você está muito negra hoje : reflexões sobre a prática docente, a partir de uma narrativa autobiográfica | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001046288 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2017 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License