Desafios da docência com mulheres privadas de liberdade : como eu aplico todo o meu discurso de educação popular aqui?
dc.contributor.advisor | Della Libera, Aline Lemos da Cunha | pt_BR |
dc.contributor.author | Serpa, Jessica Correa | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-08-30T02:33:57Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/165912 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta um estudo sobre a docência na Educação de Jovens e Adultos (EJA) com ênfase na oferta que ocorre nas prisões (EJA Prisional). Analisa as especificidades da docência na Educação de Jovens e Adultos com mulheres privadas de liberdade, bem como os desafios da prática pedagógica considerando as suas características no âmbito do sistema penitenciário. Busca, também, identificar aspectos históricos e estruturais relacionados aos NEEJAs (Núcleos Estaduais de Educação de Jovens e Adultos) e sua presença no sistema prisional gaúcho. Os referenciais teóricos utilizados para embasar este estudo fundamentam-se em discussões sobre a EJA (DI PIERRO, JOIA e RIBEIRO, 2001; VÓVIO, 2012); em reflexões sobre as possibilidades de educação para mulheres privadas de liberdade (NONATO, 2011); nas análises sobre práticas docentes no cárcere (PAIVA, 2007); nas propostas de EJA no sistema prisional (JULIÃO, 2007; IRELAND, 2011) e nas reflexões sobre a formação de professores (NÓVOA, 1995), dentre outras. Foram realizadas entrevistas que possibilitaram um diálogo com profissionais que atuam na área da Educação Prisional, no Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos Julieta Villamil Balestro, que está localizado no Presídio Feminino Madre Pelletier em Porto Alegre. A Educação Prisional é um campo de lutas por reconhecimento da atividade e dos sujeitos. Estes embates não são atuais e ganharam força nos últimos anos, por meio da resistência dos educadores, dos educandos e movimentos sociais. Conclui-se que os desafios da docência estão e estarão presentes independentemente do contexto em que nos encontrarmos e que atualmente, se torna necessária a busca por propostas que deem – ou ao menos tentem – dar conta da educação para todos, objetivo que tanto almejamos enquanto docentes, mas que muitas vezes nos parece tão distante. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação prisional | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.title | Desafios da docência com mulheres privadas de liberdade : como eu aplico todo o meu discurso de educação popular aqui? | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001046249 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2017 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Pedagogia (1400)