Diferenciação do Ensino na Alfabetização : o papel das intervenções pedagógicas do professor no avanço dos alunos
dc.contributor.advisor | Sperrhake, Renata | pt_BR |
dc.contributor.author | Santos, Fernanda Teixeira dos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-08-30T02:33:56Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/165911 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo principal refletir sobre o papel do professor alfabetizador e de suas intervenções pedagógicas realizadas com alunos que necessitam de apoio direto para que avancem nas suas aprendizagens. Para isso, o método de pesquisa escolhido foi o qualitativo e as ferramentas utilizadas foram a análise documental de planejamentos, reflexões e produções dos alunos encontradas em meu Diário de Classe e um estudo de caso com dois alunos que precisavam de mais investimentos da professora. Ancorada nos pressupostos da Pedagogia Diferenciada de Philippe Perrenoud, principal conceito deste trabalho, o estudo também se baseou em questões relacionadas à aprendizagem e desenvolvimento, como a Zona de Desenvolvimento Proximal e o “interacionismo linguístico”, assim como em pressupostos básicos da alfabetização e da aquisição da linguagem pela criança. Todos esses conceitos foram permeados e analisados a partir da proposta da diferenciação do ensino. Sendo assim, quatro eixos analíticos foram criados: os procedimentos avaliativos, as intervenções pedagógicas destinadas a toda turma, as intervenções destinadas a um grupo de alunos pertencentes ao nível Pré-Silábico 2 de escrita e, por fim, as intervenções realizadas com dois alunos que precisaram de uma abordagem mais direta do professor. Com este trabalho foi possível identificar diversas situações em que a diferenciação do ensino auxiliou no avanço do desenvolvimento de crianças a partir da abordagem do professor focando em intervenções pedagógicas; também foi possível compreender com mais clareza o funcionamento das questões práticas que as crianças perpassam até se apropriarem do movimento da escrita e da leitura, primordial em classes de alfabetização; e, por fim, refletir e concluir que a diferenciação do ensino auxilia os professores a estarem mais próximos dos alunos na busca de avanços em suas aprendizagens, considerando questões de outras ordens que permeiam as dificuldades apresentadas por cada um deles. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia diferenciada | pt_BR |
dc.title | Diferenciação do Ensino na Alfabetização : o papel das intervenções pedagógicas do professor no avanço dos alunos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001046141 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2017 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Pedagogia (1414)